A Sumus Informática anuncia o lançamento de um sistema apto a tarifar ligações telefônicas IP. Trata-se do Sumus Servidor For Web IP (SSW-IP), um sistema híbrido, também indicado para mapear as rotinas da telefonia analógica. A novidade permitirá às empresas usuárias da tecnologia IP, o acesso a diversos recursos para o controle e gerenciamento deste tipo de ligação.
Entre outras facilidades, o sistema oferece os inéditos módulos “Importador de Contas de Celular” e “Call Center”. O primeiro faz a leitura e importação das contas dos celulares corporativos enviadas pelas operadoras de telefonia móvel, associando e alocando os custos de cada um deles aos respectivos usuários e responsáveis. O procedimento possibilitará a gestão correta dessas contas e a inclusão de dados nos relatórios e gráficos do sistema. Já o módulo exclusivo para callcenters oferece facilidades como relatórios por Login; minutagem por código de área, ligações 0800; além de indicação de chamadas não atendidas e o exclusivo mapa de ligações por região, um recurso gráfico e interativo, que mostra por Estado (e detalha por cidade) a quantidade de ligações efetuadas e recebidas pela empresa, o custo e a duração total.
De acordo com o gerente de Produtos da Sumus Informática, Guilherme Lousada, o sistema comporta um número ilimitado de sites, usuários, ramais e senhas da empresa, podendo ainda rastrear diversos tipos de terminais, como telefones IP, Pcs e Notebooks (softphone), celulares, smart phones, telefones análogicos e digitais, ou qualquer cliente SIP/H.323 que possa realizar e receber ligações VoIP ou via PSTN. “O sistema também cobre diferentes dispositivos como gateways, roteadores, PBX-IP ou qualquer outro meio que sirva como meio de saída e entrada de ligações VoIP ou via PSTN”, completa Lousada.
Há ainda uma variedade de relatórios e gráficos oferecidos pelo sistema referentes à utilização e consumo dos sites (origem X destino), entre eles: Análise de Roteadores; Utilização e Consumo de Banda por tipo de Identificador e Dispositivo; Qualidade de Serviço (QOS) por Site e/ou por Dispositivo; e Gráfico de Evolução de Custos por tipo de chamadas e por departamentos. Por meio dos levantamentos efetuados, os usuários de telefonia IP e também analógica têm bases para encontrar as melhores opções de operadoras para cada tipo de ligação e também descobrem onde é necessário combater eventuais desperdícios no uso da estrutura telefônica.