Tarefa difícil

Tão importante quanto reter os colaboradores, é o processo de seleção. Aliás, esse é um dos principais desafios do setor. Isso se deve pela visão que as pessoas possuem do setor, na avaliação de Fabiana Sanches, coach, psicóloga e consultora recursos humanos. “A área de telesserviços ainda é encarada como provisória, como um tipo de degrau na carreira, por ser possível conciliar com estudos ou outro emprego, apesar de ter se profissionalizado nos últimos anos. Tal fato dificulta talvez, o comprometimento dos profissionais”, explica. Ela revela que para se ter 15 candidatos em sala, deve-se recrutar no mínimo, 45 pessoas. “A média de comparecimento é de 50% aproximadamente.”
A especialista acrescenta ainda, como desafio, o fato de ter bastante oferta de emprego e muita procura por parte dos candidatos. “Talvez, por isso, os critérios de seleção em algumas empresas não sejam tão rígidos, já que os candidatos consideram qualquer vantagem a mais para desistirem de uma proposta. Já vi empresas grandes do segmento contratando pessoas que falam errado, por exemplo”, justifica.
Dentro disso, Fabiana pontua que uma seleção eficiente deve identificar algumas competências mais aderentes ao cargo, como relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, desenvoltura, capacidade de adaptação, agilidade de raciocínio, capacidade analítica, raciocínio estratégico, habilidade de negociação, comprometimento, foco no cliente, foco em resultados, disposição e resistência à pressão no trabalho. “Tais características podem ser detectadas por entrevistas individuais, aplicação de testes psicológicos, bem como, de dinâmicas de grupo, cases de discussão”, esclarece.
Com isso, se torna mais fácil acertar na contratação, refletindo, segundo a consultora, em menos custos, pois leva-se tempo para selecionar e treinar pessoas. “Mas, lembro que a seleção nunca tem 100% de eficácia, pois as pessoas e suas expectativas mudam, bem como o cenário da empresa também pode mudar”, ressalta.
Aproveite e confira o artigo de Fabiana no Blog da Bolsa: Por que os candidatos não comparecem à Seleção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima