O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Técnicas de comunicação escrita no atendimento

Durante dois dias, profissionais de atendimento a clientes via chat e e-mail , de empresas como Portal Terra, Motorola e Multibrás, participaram do curso Habilidades da Comunicação Escrita, promovido e organizado pela Direct Talk, em parceria com a Reisner Consultores. O curso HCE, que aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, em São Paulo, foi ministrado pelo jornalista Sidney Gusman, especialista em treinamentos voltados para a língua portuguesa para empresas, que utiliza o seu conhecimento para dar dicas de como melhorar a redação no dia-a-dia.

Foram apresentadas dicas de gramática, ortografia e pontuação, simulações de respostas, por e-mail, a clientes difíceis, e técnicas para redigir relatórios, comunicados, atas e propostas, tudo complementado com muitos exercícios práticos e com uma apresentação divertida e bem-humorada.

“O grande diferencial do HCE, é que ele não é simplesmente um curso de português, mas sim um curso de comunicação escrita aplicado às dificuldades do dia-a-dia dos profissionais. Afinal, hoje, todos lidam com a ferramenta e-mail”, comentou Sidney Gusman.

O jornalista foi elogiado por 100% dos participantes, especialmente pela sua didática. “A dinâmica com que ele passou as informações fez com que eu tivesse total compreensão do conteúdo, transformando o lado difícil e chato da língua portuguesa em algo simples e muito gostoso”, declarou Elaine Raquel de Souza, da Multibrás. Já para Maurício Souza, do Portal Terra, “o fato do instrutor ter conseguido unir a teoria com a prática, gerou um conteúdo extremamente rico”.

De acordo com os participantes, as dificuldades mais comuns na hora de redigir e-mails são o uso correto da crase e dos porquês, concordância verbal, objetividade, concisão e, principalmente, coerência. Todos os temas foram abordados no curso de forma teórica e prática.

“No Portal Terra, diariamente tenho contato com clientes empresariais, o que me obriga a ser criterioso na redação. Com certeza vou aplicar tudo o que foi ensinado no HCE, melhorando ainda mais meu trabalho”, afirmou Maurício Souza, que finalizou garantindo que o curso fará muita diferença na qualidade do seu atendimento.

Para Simone de Moraes, também do Portal Terra, as dicas do curso terão ótimo proveito em suas atividades. “Não vou mais usar palavras que dificultem a compreensão. Agora, conseguirei passar informações de forma clara e objetiva. Também eliminei minhas dúvidas de ortografia, o que facilitará muito a redação de e-mails e a comunicação com fornecedores no dia-a-dia”, enalteceu.

Outra representante do Portal Terra, Marcela Macedo Marinho, sugeriu que o curso fosse dirigido também a outros cargos, e não só aos operadores e supervisores. “Pela excelência do curso, ele pode ser indicado a executivos, gerentes etc. O HCE é interessante pra qualquer pessoa que utiliza a comunicação escrita no ambiente profissional”, considerou.

Os interessados em fazer inscrições para uma nova etapa do curso no final de agosto ou mesmo buscar mais informações, podem ligar para o telefone 3049-8422, ou pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima