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Tecnologia para salvar vidas



O Grupo Bem – Bandeirante Emergências Médicas, que há 28 anos provê recursos médicos para salvar vidas, iniciou atualização tecnológica para reduzir, ainda mais, o tempo de atendimento, especialmente das ambulâncias. A empresa substituiu os PABX, em operação desde 1997, por plataformas mais modernas e com mais capacidade, da Dígitro Tecnologia, fabricantes de soluções de telecom para ambiente corporativo.


A implantação do novo sistema de PABX faz parte de um plano de reestruturação tecnológica que visa manter a excelência nos serviços prestados para 3,5 milhões de clientes em todo o território nacional; dar suporte à expansão de serviços e, também, ao aumento de 60% na demanda, de 2005 para cá. Além disso, houve ampliação operacional do Bbem que inaugurou duas novas bases, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora, ao todo, são seis sites, dois em São Paulo – capital, um em Santos (SP), um em Campinas (SP) e dois no Rio.


O diretor de tecnologia do Bem, Gaston Perez, explica que a troca de todos os PABX pela nova plataforma era necessária tanto para ampliar a capacidade operacional e expandir a oferta de serviços, como para implantar novas tecnologias como voz sobre IP. “Substituímos hardware e software por soluções mais modernas, da própria Dígitro”, comenta. Neste sentido, a tecnologia Dígitro inclui PABX redundantes, para garantir 100% de disponibilidade e suportar as 100 posições de atendimento, distribuídas nas seis centrais, que atendem entre 40 e 50 mil ligações por mês de vidas cobertas por mais de 200 organizações de saúde parceiras.


Existe, ainda, uma classificação dos atendimentos por cor (verde, amarelo e vermelho) para que os casos graves sejam priorizados. O atendente recebe a chamada e, pelo número do seguro saúde, acessa o histórico do paciente disponível em software de dados desenvolvido internamente e integrado à solução de PABX da Dígitro. Os agentes, altamente treinados, fazem a primeira triagem, de acordo com o serviço solicitado. Quando o caso é mais grave, a chamada é transferida imediatamente para a equipe de médicos, que dão as primeiras instruções e detectam as emergências e as passam para o setor de logística que envia uma ambulância.


Atualmente, o Grupo Bem trabalha na integração dos PABX das seis bases, que vão utilizar VoIP na comunicação entre eles. Esta medida deve reduzir os custos com telefonia, também, além de agilizar a comunicação.

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