Terceirização facilita contratação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego no Brasil da população economicamente ativa atingiu a menor taxa desde 2002 no mês de junho deste ano – 6,2%. Esta boa notícia aponta que as empresas estão encontrando os profissionais que precisam. “Até chegar a contratação de um funcionário o caminho é árduo. Mas quando a companhia consegue achar um talento que tem tudo para atender suas expectativas, então todo o processo valeu à pena”, comenta Sidney Alves, gestor de carreira da RH Capital.
O processo de recrutamento e seleção é dispendioso – custa dinheiro, leva tempo e exige a exclusividade para a execução do serviço de um ou mais funcionários para cuidar do assunto. “Várias empresas não possuem a estrutura necessária para realizar processos de grande porte ou sofrem com a dificuldade de captar candidatos que realmente façam parte do perfil desejado. Além disso, na maioria das vezes a terceirização deste processo é a melhor alternativa, já que o investimento é menor e a comodidade é muito maior”, acrescenta o gestor de carreiras. 
Não é preciso estar desempregado para conquistar um cargo em outro negócio. Quem se destaca no seu ramo de atuação está sempre sendo ‘vigiado’ pelos caça-talentos. “E é aí que a terceirização do processo se torna fundamental. Quem é especializado em recursos humanos está constantemente atento as mudanças do mercado, avalia o perfil de inúmeros profissionais regularmente e sabe onde encontrar o candidato ideal para determinado cargo. É mais assertivo encaixar a pessoa ideal para a vaga do que chamar vários candidatos com objetivos distintos para disputar a oportunidade”, considera. 
Alves destaca que empresas como a RH Capital, especializadas na área de recursos humanos, possuem um vasto banco de dados, que é atualizado com frequência, agilizando a busca do profissional adequado. “Nosso diferencial é que enxergamos a longo prazo. A análise do candidato em potencial é criteriosa para que, após a contratação, ele surpreenda os gestores com seus resultados, desenvolva novas habilidades no decorrer de sua atuação e queira dar continuidade ao seu trabalho naquela instituição por um longo tempo”, finaliza. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima