A Tim encerrou as atividades, na última semana, de dois de seus sites próprios de call center. Com isso, cerca de 1,7 mil pessoas perderam o emprego – 1,2 mil em Pernambuco e 500 no Paraná, de acordo com informações dos sindicatos. Em comunicado, sem informar o número de demissões, a Tim disse que está reorganizando as atividades de atendimento ao consumidor, em meio a um plano de ganho de eficiência. Segundo a companhia, há “reorganização em suas atividades de atendimento ao consumidor com objetivo de garantir uma melhor sinergia entre suas operações e o fornecimento de serviços e infraestrutura de alta qualidade”. A reorganização visa a criar “eficiências” de R$ 1 bilhão até 2017.
A Tim informou também que o processo está sendo conduzido “com a máxima responsabilidade perante nossos funcionários, em diálogo contínuo com os sindicatos, incluindo a oferta de um pacote diferenciado de suporte aos colaboradores impactados, que inclui extensão do plano de saúde por seis meses, indenizações adicionais (incluindo auxílio-creche e auxílio filho portador de deficiência) e um plano de suporte ao colaborador. Tais benefícios já podem ser considerados referência no setor”.
O comunicado aponta ainda que “mantém suas unidades de call centers próprios no Rio de Janeiro e em Santo André”. O objetivo, diz a empresa, é criar uma operação capaz “de suprir a demanda de atendimentos de seus clientes, a exemplo das melhores práticas adotadas pelo setor”. Além disso, ela afirma no comunicado que “a partir de 8 de julho, empresas reconhecidas por sua experiência no mercado ampliarão as atuações no teleatendimento ao cliente e continuarão seguindo um rígido padrão de controle e desempenho acompanhados de perto pela Tim”, afirma no comunicado.