Autor: Cristiano Freire
Empreendedorismo, ter visão de futuro, pensar fora da caixa, acertar expectativas, interesses, intenções e transformá-los em realizações. Esse é um bom começo para uma área estratégica que vislumbra um oceano de oportunidades.
Na partida um desafio, pois navegar num oceano não é tão simples, haja visto a sua dimensão e perigos. O plano de navegação tem que ser muito bem estabelecido e o capitão altamente preparado para as circunstâncias ou surpresas encontradas pelo caminho. Improvisos não são admissíveis. É exatamente o que acontece com o planejamento de tráfego, quando não se estabelece o seu propósito e não se tem uma equipe estruturada, nadamos, nadamos e morremos na praia.
Para se tornar referência em planejamento de tráfego é necessário reunir uma equipe empreendedora, dar autonomia, estimular a criatividade, a busca de oportunidades e, principalmente, inovação. Em outras palavras, o melhor modelo é aquele que gera resultado e agrega valor ao cliente.
Para fazer a diferença em uma área onde a mudança é uma constante, a equipe não pode ser composta por analistas, mas sim por líderes em potencial. Pessoas capazes de decidir, ousar, encontrar soluções elegantes e quebrar paradigmas. Como dizia o grande mestre Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. Em sua sabedoria ele nos mostrou que primeiro é preciso acreditar, intuir, imaginar e em seguida utilizar o conhecimento para fazer acontecer. É um exímio desafio da liderança.
Eficiência, cumprimento de prazos, ferramentas inovadoras, poder de análise, sistematização das ações, acompanhamento e controle diferenciados, fecham com êxito uma nova etapa do planejamento de tráfego. Está estabelecido um verdadeiro divisor de águas neste oceano de oportunidades.
Cristiano Freire é consultor da Voran.