O sistema de transmissão de voz sobre redes de dados, que a princípio fora desenvolvido para reduzir os custos com a telefonia de longa distância, ganhou novos aspectos. Criaram-se duas formas ou tipos de transmissão de voz sobre dados. A primeira forma, “VoIP”, é usada para a economia das chamadas DDD e DDI. A outra forma é a Telefonia IP, em que os próprios telefones transformam voz em dados e os transmitem na forma de dados. Esses telefones permitem a integração de diferentes meios de comunicação, inclusive os “não-voz”.
Em ambientes de contact center, onde existe a necessidade da integração de diferentes métodos de comunicação, como FAX, telefone, e-mail, chat e celular, essa facilidade se torna indispensável. “A integração de um atendimento multi-forma seria muito difícil, ou até mesmo impossível, em um sistema telefônico convencional baseado em comutações por circuitos elétricos, diferentes do sistema de VoIP ou telefonia IP, feito por roteamento de pacotes IP,” afirma Marcelo Cândido, diretor de tecnologia e operações da Beacon Planned Networks.
Para as empresas, o sistema VoIP e a telefonia IP podem ser uma saída mais econômica no que se refere ao marketing de relacionamento com clientes e consumidores, substituindo o famoso 0800 por meios de comunicação como, por exemplo, um canal de voz via Web, minimizando os custos com ligações. O ideal seria investir em uma cultura na qual o usuário acessasse o sistema CRM via um Web Browser, um Palm ou qualquer outro meio eletrônico, ao invés de um celular ou um telefone convencional. De acordo com Cândido, “essa medida disponibilizaria mais recursos e opções de comunicação aos usuários e as empresas ganhariam em qualidade e lucro.” Outro aspecto importante em um sistema de voz sobre dados é a segurança, já que mesmo que os dados sejam capturados, a origem “Tempo Real” do pacote impedirá que qualquer informação seja transformada em voz novamente.