TVA e Samsung vão iniciar WiMAX Móvel em SP

0
1


A TVA, operadora de multisserviços do Grupo Abril, e a Samsung Electronics, empresa de tecnologias de sistemas de telecomunicações e aparelhos celulares, assinaram um contrato para iniciar os testes pré-comerciais do WiMax Móvel à partir de maio, em São Paulo. Será a primeira cidade fora da Coréia a comercializar o padrão mundial de banda larga sem fio, com velocidades superiores aos sistemas celulares 3G.

Serão executados testes pré-comerciais por meio da instalação de três células localizadas no Centro e na região da Avenida Paulista. Este é o primeiro passo para a implementação do acordo assinado entre as duas empresas em novembro de 2005. “Todos os estudos realizados até agora apontaram condições técnico-econômicas muito positivas de implementação e acreditamos que, até o final do ano, estaremos com o serviço pronto para ser comercializado em larga escala em São Paulo”, destaca Virgílio Amaral, diretor de estratégia e tecnologia da TVA.

O WiMAX Móvel, baseado no padrão IEEE 802.16.2005, permite a comunicação móvel de dados em alta velocidade e sem fio, com capacidade de 3 Mbps por usuário, mobilidade total de até 120 Km/h e pode ser usado como um telefone fixo, portátil ou móvel. Além da plena mobilidade e acesso a internet em alta velocidade, o WiMAX Móvel também oferece a vantagem do baixo custo na transmissão de dados.

Os testes pré-comerciais irão avaliar o funcionamento da tecnologia no ambiente densamente povoado de São Paulo, englobando questões relativas à qualidade e alcance do sinal, blindagem da transmissão a interferências, portabilidade e mobilidade. “Temos muito orgulho de estar iniciando a primeira geração de WiMAX Móvel no Brasil, trazendo uma opção de transmissão de dados além da tecnologia 3G”, afirma Lee Kwan Soo, vice-presidente executivo da Samsung Electronics. Os testes pré-comerciais também irão avaliar a interface da plataforma com outros equipamentos de terminal de usuário, incluindo laptops, modems e, futuramente, aparelhos celulares.

O início da operacionalização do WiMAX Móvel deverá ocorrer dois meses após a divulgação da nova regulamentação da Anatel sobre o uso do espectro de 2,5 GHz, no qual a TVA detém a concessão de utilização para o oferecimento de serviços de TV por assinatura e banda larga. “Sempre acreditamos no enorme potencial do MMDS como plataforma para multisserviços e a decisão da Anatel veio comprovar esta visão, dando mais segurança para investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços”, explica Virgílio Amaral.