Um ambiente emocionalmente atraente

Apenas um quarto dos funcionários engajados ou emocionalmente envolvidos consideraria trocar sua vaga atual, mesmo que o aumento oferecido pela nova empresa fosse de 20%. É o que aponta pesquisa encomendada pela Dale Carnegie Training, empresa de treinamento e desenvolvimento de pessoas. “Os gestores precisam entender que engajamento é muito mais que fazer o funcionário se sentir feliz no trabalho. É importante que eles saibam trabalhar o lado emocional da sua equipe para mantê-la engajada”, afirma Pedro Gomes, representante da empresa no Brasil. Para isso, ele dá algumas dicas de como melhorar as relações com os funcionários e fazer do ambiente empresarial um local mais envolvente.
1. Faça o empregado se sentir valorizado e confiante
O sentimento de valorização promove outras emoções positivas, o que leva a uma melhoria do ambiente empresarial. “Os supervisores imediatos são os mais indicados para promover esse tipo de sentimento. Eles estão em contato direto com os funcionários e podem incentivá-los, reforçando os bons trabalhos apresentados”, afirma Gomes. Essas pequenas ações podem gerar um ambiente mais agradável e tranquilo, o que aumenta o engajamento dos funcionários. “Confiantes com os bons resultados, os colaboradores passam a se sentir mais inspirados e a ajudar outros colegas de trabalho”, completa.
2. Envolva os funcionários
“O engajamento de um funcionário pode ser medido pela vontade dele de recomendar a organização em que trabalha como um lugar para trabalhar e fazer negócios” comenta. Por isso, os funcionários precisam sentir que pertencem a uma organização e estão orgulhosos de ser parte dela. “Deixar claro para os funcionários os rumos para onde a empresa está indo e de que maneira eles estão ajudando a organização a alcançar os objetivos é uma boa maneira de fazê-los se sentirem parte do negócio”.
3. Entusiasmo é a chave
“Quando os funcionários se sentem entusiasmados com seus empregos, eles se esforçam para entregar além do esperado e até a começar a pensar fora da caixa para executar um trabalho ou tarefa”, conta Gomes. Os funcionários que estão entusiasmados com o trabalho ficam animados para estar na empresa, não só por conta do salário ou a próxima promoção, mas porque eles se preocupam com a organização e querem trabalhar para ajudar a organização a atingir os objetivos. Para isso, o especialista sugere que os gestores mantenham um espírito animado quando estiverem alinhando tarefas e passando trabalhos para os funcionários. “A melhor maneira de promover o entusiasmo é estar entusiasmado. É uma emoção que contagia o ambiente!”, conclui.

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