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Um setor ideal para elas



Maioria no setor de call center, as mulheres encontraram na flexibilidade do horário a oportunidade de conciliar o trabalho com família, tarefas domésticas ou mesmo seus outros objetivos, como estudos. “Esse é um setor que tem muitas opções de jornadas de trabalho, em turnos de seis horas, tornando uma boa alternativa para elas”, comenta Majo Martinez Campos, diretora executiva de recursos humanos da Atento, que possui cerca 75% de mulheres no quadro de colaboradores – são cerca de trabalhando na área operacional como teleoperadores, serviços presenciais e área administrativa. Em entrevista exclusiva ao portal, ela faz uma avaliação as conquistas das mulheres, fala sobre a presença delas nos call centers e conta quais ações Atento realiza para suas colaboradoras.

 

Callcenter.inf.br – O que motivou a evolução das mulheres no mercado de trabalho? Quais as vantagens disso?

Majo: As mulheres lutaram e lutam pela igualdade de gênero tanto no mercado de trabalho privado quanto no público, e também estão se especializando por meio de estudos e qualificação profissional. A melhora no nível de escolaridade por sua vez impacta na qualidade de seus empregos e na diversificação de suas oportunidades de trabalho. Por isso, elas têm obtido ascensão na carreira e promovido um melhor planejamento familiar. A conquista da independência financeira e do reconhecimento profissional e pessoal são as grandes vantagens hoje. Não é a toa que pela primeira vez no Brasil temos a Dilma Rousseff, primeira mulher eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história de nosso País.

 

Qual o grande atrativo do setor de call center para ter tantas mulheres?

Esse é um setor que tem muitas opções de jornadas de trabalho, em turnos de seis horas, o que permite para a mulher conciliar o trabalho com as tarefas domésticas, e/ou os estudos e outros empregos. E para o cargo de teleoperador, não se exige experiência. Além disso, no caso da Atento, investimos continuamente em capacitação, treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

 

Elas se saem melhor no atendimento? Há alguma diferença?

Algumas características que podemos destacar no atendimento ao cliente é que as mulheres geralmente possuem mais paciência, flexibilidade, sensibilidade e empatia, pontos que são fundamentais para lidar com os mais variados perfis de consumidores.

 

A Atento possui algum programa voltado ao público feminino?

Temos um programa exclusivo, o Mamãe Nota 10, lançado em 2010, que provê a assistência de qualidade para as gestantes da empresa, com objetivo de assegurar o nascimento de uma criança saudável, além de derrubar preconceitos internos em relação ao período de gravidez. Em 2012, tivemos mais de 1600 gestantes no Programa, e cerca de 1400 bebês que nasceram no ano passado.

 

Vocês irão realizar alguma campanha para comemorar o Dia das Mulheres?

Este ano veicularemos uma campanha nacional por meio de email marketing e cartazetes que serão afixados em todas as nossas operações, que homenageará todas nossas profissionais pelo Dia das Mulheres, além de focar também na importância dos cuidados com sua saúde, como alimentação saudável, prática de esportes e a realização de exames médicos periódicos.

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