Para se manter atraente, o televendas deve sempre trabalhar com ofertas e produtos únicos, que os clientes não tenham a oportunidade de adquirir por outros canais. Essa é a visão da operadora de telefonia móvel Tim, cuja área de televendas foi implantada em 2000. A empresa busca também ter uma abordagem diferenciada, que mostre a preocupação em oferecer algo exclusivo ao consumidor.
Para a Tim, a elaboração de um mailing selecionado é um dos maiores diferenciais não apenas para o televendas, mas para qualquer outro canal. “Dessa forma, é possível direcionar ofertas específicas de acordo com o perfil de cada cliente”. Por este motivo frequentemente desenvolvem ações junto à área de marketing para potencializar as ofertas. Outro ponto relevante, na opinião da companhia, é o modelo de remuneração às empresas parceiras. “Deve-se trabalhar, sempre, com mecanismos que sustentem a qualidade do serviço e bons resultados nas vendas”.
Em relação as redes sociais, a empresa reconhece que os novos canais têm grande impacto não somente na área de televendas, mas em todos os canais de vendas, assim como o e-commerce. A operadora esclarece que o consumidor que procura o e-commerce está “correndo atrás” de um serviço ou produto, enquanto no televendas, a ação é da empresa. “São públicos diferentes. Hoje, ainda existem demandas reprimidas em ambos os segmentos e, consequentemente, as possibilidades de crescimento também são enormes para cada área”.
Legislação
Desde a implantação da lei que permite o bloqueio das ligações de telemarketing, não houve demissões na Tim e nem nas empresas parceiras. “A Tim tem conseguido ótimos resultados e é a operadora que mais cresceu nos últimos dois anos, contando com mais de 65,9 milhões de clientes”. Isso mostra que o número de pessoas que habilitam novas linhas diariamente é superior ao de consumidores que aderem à lei do bloqueio, evitando qualquer necessidade de corte de vagas no setor de televendas, de acordo com a empresa.
Segundo a operadora, o maior impacto foi no planejamento das ações. A Tim trabalhou junto a base de empresas parcerias para retirar do mailing de contatos os números de telefones dos clientes que optaram por não receber mais as ofertas. A empresa pondera ainda que o fato de o cliente estar propenso a receber uma ligação do operador de televendas não significa que ele efetuará uma compra. “No entanto, podemos dizer que, a partir da lei, as empresas tiveram a oportunidade de otimizar o serviço, pois contam com um target mais direcionado”, opina a empresa.