O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Uma equipe bem entrosada

A Azul Linhas Aéreas tem como um dos seus principais valores a “consideração”, difundida como um princípio em que todos devem tratar clientes e colegas de trabalho como gostariam de ser tratados. Além disso, a companhia usa uma linguagem mais informal e pessoal e incentiva atitudes verdadeiras. “Estimulamos as pessoas em terem atitudes mais amigáveis possíveis”, conta Paulo Engelmann, gerente do Azulcenter. Isso trazido para o ambiente de trabalho do call center da Azul contribui com o espírito do “bom relacionamento” entre os colaboradores, o que, segundo o executivo, é muito positivo e aumenta a produtividade. “O colaborador que se relaciona melhor com os colegas é mais criativo e mais engajado nas causas da companhia. Além disso, aquele que tem amigos no trabalho certamente é mais satisfeito com o emprego.”
Ele comenta que um amigo verdadeiro faz do trabalho um lugar muito mais agradável, pois têm a capacidade de inspirar e estimular o outro, seja para desenvolver talentos pessoais seja para fazê-los perceber as próprias habilidades e fraquezas. “Quem trabalha fora costuma conviver mais com os colegas e com o chefe do que com a própria família. Portanto, ter alguém com quem conversar, pedir conselhos ou mesmo partilhar um olhar de cumplicidade faz toda a diferença”, pontua.
Para promover esse espírito de equipe, a Azul realiza diversas ações com seus tripulantes – nome dado a todos os colaboradores – como campeonatos de pebolim, maratona de corrida, festas temáticas, entre outros. Em julho, a companhia abriu, por exemplo, inscrição para os tripulantes que quisessem participar da Meia Maratona de 21km no Rio de Janeiro e também da Family Run de 6 Km. Foram disponibilizados kits de corrida, pontos de hidratação, guarda- volume e até uma parceria com a consultoria Antílope para uma avaliação médica. “A prática do esporte entre os tripulantes incentiva não apenas o espírito de equipe como também um estilo de vida mais saudável”, revela Engelmann.
Para o gerente do Azulcenter, a fórmula para criar uma companhia diferenciada é manter um time motivado e apaixonado pelo que faz. “É isso que garante o melhor serviço e atendimento ao cliente”, reforça. O resultado dessa política também aparece na retenção dos profissionais. O Azulcenter conta hoje com um quadro de 1,1 mil tripulantes e um índice de rotatividade de menos de 2%, sendo que apenas metade sai da empresa – os demais apenas trocam de área internamente por meio de transferências ou promoções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima