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Uma nova forma de treinar

Maioria nas operações de call center, o jovem é um público que está acostumado com jogos. Em muitos casos, os games ainda fazem parte do seu dia-a-dia. Habituado a esse tipo de abordagem, esses colaboradores mostram-se altamente engajado quando as abordagens de treinamento apresentam desafios ou missões, indicadores de progresso (com pontuação) e feedback imediato, características típicas de jogos, segundo Daniel Orlean, sócio-diretor da Affero. Já os modelos que relembram escolas encontram muita resistência. Por isso, ganha cada vez mais força as práticas de gamification, que é a incorporação de características de games para tornar o treinamento mais atraente, engajador, intuitivo e eficaz. “Empresas de diversos portes e setores já adotaram a gamificação do aprendizado para treinar e motivar colaboradores”, comenta.
Ele conta que, recentemente, um banco desenvolveu para os líderes um game a fim de promover práticas e atitudes de liderança mais alinhadas à cultura da organização, em um ambiente on-line que representava fielmente os escritórios do banco e situações típicas do cargo. Outra empresa do setor extrativista realizou presencialmente e com o uso de simuladores, um jogo de negócios em que os gestores podiam ver os impactos de suas decisões na saúde e segurança dos funcionários. Um terceiro exemplo, de uma companhia do setor de telecomunicações, conseguiu treinar 40 mil pessoas na modalidade on-line e 12 mil presencialmente em um jogo inspirado em competições esportivas e com situações que seriam vividas por esses profissionais nos diferentes canais de venda em que atuavam. “Em todos os três casos, a avaliação de reação mostrou que o nível de engajamento alcançado superava os resultados de abordagens tradicionais usadas em ações anteriores, além de a avaliação de aprendizado também se mostrar mais satisfatória”, comenta Orlean.
Para obter resultado com o gamification, antes de qualquer coisa, a empresa precisa entender aonde quer chegar, de acordo com sócio-diretor, respondendo um conjunto de perguntas fundamentais: qual a meta com o treinamento gamificado?; será que esse objetivo pode ser alcançado com ações de treinamento gamificado? que objetivos de negócio o treinamento gamificado ajudará a atingir? quanto isso depende dos colaboradores?; e que conhecimentos, habilidades e atitudes precisam ser desenvolvidos para cumprir tais objetivos? “Sem saber qual o destino desejado, todos os processos relacionados ao treinamento tornam-se frágeis: da “venda” interna do projeto à avaliação de resultados, passando pela contratação de parceiros e elaboração e execução das ações”, explica. Para ele, todo treinamento deve ter um objetivo claro, apoiando metas de negócio pertinentes e explicitando quais competências devem ser desenvolvidas. “Um treinamento gamificado não pode ser aplicada apenas pelo jogo e pelo divertimento. O aprendizado e os objetivos devem ser muito claros e perseguidos.”
VANTAGENS
– Satisfação dos colaboradores
– Engajamento e adesão
– Retenção
– Permite aplicar em larga escala
– Possibilida criar programas de longa duração sem impacto direto na produtividade da equipe

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