“O valor de uma empresa está atrelado à sua cultura de RH”, afirma a diretora de Recursos Humanos da Dow Brasil, Lia Azevedo. Durante o XIII Encontro das Melhores Empresas Para Você Trabalhar, promovido pela revista Você S/A, nesta segunda-feira (24), a diretora também salientou que, principalmente, a formação da liderança da empresa tem influência direta na sua relação com investidores. “Em qualquer reunião, os acionistas pedem detalhes sobre o planejamento sucessório, pois querem saber se a estratégia da empresa será mantida no futuro. É uma forma de ter garantias de que a empresa irá entregar o que promete daqui a 15, 20 anos”, explicou.
A executiva participou do debate “O segredo das veteranas” que reuniu as empresas Dow Brasil, Whirlpool e a Promon. Para Andrea Flores, coordenadora de RH da Promon, a atuação do RH só terá eficácia se ocorrer em sinergia com outros protagonistas do organograma de uma empresa. “A única maneira do RH colocar suas ideias em prática é costurar um alinhamento total de suas ações com o diretor financeiro e a presidência. A atuação conjunta destes três setores é fundamental para conciliar as demandas de RH com o futuro que a empresa projeta.”
Já a diretora de RH da Whirlpool, Nahalie Tessier, resumiu em uma palavra a característica que deve nortear o departamento de RH: transparência. “Colocar na mesa o que os funcionários pensam ao discutir o planejamento é muito importante para que o futuro da empresa contemple, principalmente, o bem estar das pessoas que fazem seu dia a dia”, completa.