De olho no crescimento da demanda de locação de equipamentos, empresa especializada em DaaS decide criar sua própria solução para help desk
Com o desafio de melhorar seu sistema de controle para os chamados de help desk, que faz parte de sua oferta de DaaS (Desktop as a Service), a Verhaw IT, empresa de TI especializada em sistemas de alta confiabilidade, decidiu substituir a ferramenta que utilizava no modelo on-premise por uma solução em nuvem. “O objetivo dessa mudança era suportar o crescente volume de chamados, o que demandava uma solução mais robusta de atendimento aos clientes”, explicou Sergio Rosa, CEO da Verhaw.
Segundo o executivo, ao avaliar as soluções de mercado, a Verhaw decidiu que um desenvolvimento próprio traria o melhor custo-benefício e escolheu a ferramenta low-code da GeneXus e o K2BTools, que permite o desenvolvimento automático das aplicações GeneXus, ambos fornecidos pelo distribuidor regional Céos TI. “Tínhamos problemas com a solução anterior devido à paralisação das atualizações do sistema, o que limitava nossos recursos, prejudicando a visualização dos processos e dos prazos de entrega”.
Partindo do desenvolvimento realizado por três profissionais, em cerca de um ano e oito meses foi feito o desenho da solução e a produção de 350 workflows, parametrização e implementação. Em janeiro de 2022, a empresa passou a operar com a ferramenta própria, em nuvem, e até o momento já registrou mais de 35 mil chamados, que correspondem a 410 workflows. Se a solução fosse desenvolvida de forma tradicional, demandaria o dobro de tempo e de profissionais.
O resultado atingido com a nova solução excedeu as expectativas da Verhaw a ponto de despertar o interesse da empresa em lançar o recurso no mercado para atender empresas que precisam de serviços compartilhados e utilizam sistemas integrados com o ERP (Enterprise Resource Planning). Assim nasceu o Sably, como foi denominada a solução, e que passa a ser comercializada como um novo produto da Verhaw.
De acordo com Rosa, a nova solução proporcionou mais produtividade ao negócio, além de tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico. “O low-code é uma tendência global que traz mais agilidade para as customizações e atualizações de softwares. Escolhemos o GeneXus pela praticidade no desenho de workflow e pela otimização do trabalho da equipe”.
Segundo ele, a solução ainda apresenta outras facilidades do GeneXus, como API (Application Programming Interface) para a integração da Sably com as ferramentas utilizadas pelos clientes da empresa; Inteligência Artificial para o processo de telefonia automática, possibilitando o disparo e agendamento de ligações diretamente do sistema, e o business intelligence, recurso que permite aos gestores avaliarem informações sobre a equipe e seus processos.
Para Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil, Portugal e Cabo Verde, com o low-code é possível diferenciar o projeto para atender a especificidade de cada cliente, agregando cada vez mais recursos para a empresa. “A Verhaw conseguiu ter processos bem definidos do seu ambiente de trabalho, obtendo mais agilidade durante o desenvolvimento da solução e dos workflows com o Genexus, além de melhorar a satisfação da equipe e dos clientes”.