Sergio Rosa, CEO da Verhaw

Verhaw desenvolve solução para help desk

De olho no crescimento da demanda de locação de equipamentos, empresa especializada em DaaS decide criar sua própria solução para help desk

Com o desafio de melhorar seu sistema de controle para os chamados de help desk, que faz parte de sua oferta de DaaS (Desktop as a Service), a Verhaw IT, empresa de TI especializada em sistemas de alta confiabilidade, decidiu substituir a ferramenta que utilizava no modelo on-premise por uma solução em nuvem. “O objetivo dessa mudança era suportar o crescente volume de chamados, o que demandava uma solução mais robusta de atendimento aos clientes”, explicou Sergio Rosa, CEO da Verhaw.

Segundo o executivo, ao avaliar as soluções de mercado, a Verhaw decidiu que um desenvolvimento próprio traria o melhor custo-benefício e escolheu a ferramenta low-code da GeneXus e o K2BTools, que permite o desenvolvimento automático das aplicações GeneXus, ambos fornecidos pelo distribuidor regional Céos TI. “Tínhamos problemas com a solução anterior devido à paralisação das atualizações do sistema, o que limitava nossos recursos, prejudicando a visualização dos processos e dos prazos de entrega”.

Partindo do desenvolvimento realizado por três profissionais, em cerca de um ano e oito meses foi feito o desenho da solução e a produção de 350 workflows, parametrização e implementação. Em janeiro de 2022, a empresa passou a operar com a ferramenta própria, em nuvem, e até o momento já registrou mais de 35 mil chamados, que correspondem a 410 workflows. Se a solução fosse desenvolvida de forma tradicional, demandaria o dobro de tempo e de profissionais.

O resultado atingido com a nova solução excedeu as expectativas da Verhaw a ponto de despertar o interesse da empresa em lançar o recurso no mercado para atender empresas que precisam de serviços compartilhados e utilizam sistemas integrados com o ERP (Enterprise Resource Planning). Assim nasceu o Sably, como foi denominada a solução, e que passa a ser comercializada como um novo produto da Verhaw.

De acordo com Rosa, a nova solução proporcionou mais produtividade ao negócio, além de tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico. “O low-code é uma tendência global que traz mais agilidade para as customizações e atualizações de softwares. Escolhemos o GeneXus pela praticidade no desenho de workflow e pela otimização do trabalho da equipe”.

Segundo ele, a solução ainda apresenta outras facilidades do GeneXus, como API (Application Programming Interface) para a integração da Sably com as ferramentas utilizadas pelos clientes da empresa; Inteligência Artificial para o processo de telefonia automática, possibilitando o disparo e agendamento de ligações diretamente do sistema, e o business intelligence, recurso que permite aos gestores avaliarem informações sobre a equipe e seus processos.

Para Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil, Portugal e Cabo Verde, com o low-code é possível diferenciar o projeto para atender a especificidade de cada cliente, agregando cada vez mais recursos para a empresa. “A Verhaw conseguiu ter processos bem definidos do seu ambiente de trabalho, obtendo mais agilidade durante o desenvolvimento da solução e dos workflows com o Genexus, além de melhorar a satisfação da equipe e dos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima