Viação Garcia investe em projeto Networking

0
11


A Viação Garcia, empresa de transporte rodoviário, investiu US$ 350 mil em rede tecnológica. Todo o projeto foi concebido e implementado pela Beacon Planned Networks, empresa especializada em cabeamento estruturado, networking e gerenciamento de aplicações, e tem como objetivo a integração interna da empresa nos processos dos seus negócios e a comunicação entre as filiais, bancos, fornecedores e parceiros. Segundo Marcelo Cândido, diretor de operações e tecnologia da Beacon, a nova rede foi projetada para suportar o crescimento da companhia, aliando qualidade a baixo custo.



As unidades de Londrina, São Paulo, Curitiba, Campinas, Maringá e Apucarana foram interligadas através de Links Frame-Relay com transmissão de dados e voz sobre IP. “Com isso, nossos funcionários podem ligar para as filais interligadas através de ramais, o que reduziu a praticamente zero o custo de interurbano entre essas unidades da empresa”, afirma Ilemar de Sena, gerente financeiro da Viação Garcia. Em Londrina, onde está a matriz da empresa, foram implementados equipamentos Alcatel em seu Backbone Switch/Router Gigabit, interligando todos os departamentos.


De acordo com Cândido, após a primeira etapa da implementação, foi desenvolvida uma solução de redundância total da rede, permanecendo ativa caso o switch principal falhe, queime ou simplesmente seja desligado acidentalmente. Na parte WAN da Rede, foram utilizados equipamentos Cisco, o que permitiu à Viação Garcia acesso às outras filiais em alta velocidade e também a integração de voz e dados. “Com a nova rede, a Viação Garcia ganhou muito mais agilidade na comunicação interna e construiu uma base sólida para a implementação de novas tecnologias”, afirma Sena.