Assunto comum no dia a dia do setor, a qualidade tem pautado cada vez mais as rotinas das grandes organizações. Na Vikstar não é diferente. Sabendo que este é um trabalho diário, a empresa lançou, em maio desse ano, um programa de reciclagem, no qual os instrutores da qualidade atuam para reforçar procedimentos aos operadores com mais dificuldade. O objetivo é melhorar os indicadores de qualidade. “Nossos instrutores vieram das operações e vivenciaram a rotina e problemas que podem aparecer ao longo do atendimento”, explica o superintendente corporativo da área da qualidade, Paulo Hasse.
Com unidades instaladas em São Paulo, Teresina e Londrina, os cerca de 10 mil colaboradores já sabem que é melhor ter ações preventivas, do que remediar problemas, antes que se agravem. A ideia é identificar os pontos de melhoria nas rotinas de trabalho e torná-los pontos fortes. “Todos os dias, elaboramos relatórios de diversos tipos, individualizados para cada colaborador. Temos infraestrutura para criar um diagnóstico completo e inteligente, que dará uma leitura exata do perfil de atendimento de determinado operador. Com esse material em mãos, os gerentes e supervisores sabem exatamente se há algum problema e como resolvê-los com os planos de ação. Isso é a qualidade preventiva”, enfatiza o executivo.