VoIP cada vez mais forte no Brasil

0
0



A tecnologia VoIP (Voice over IP) tornou-se uma realidade também para as empresas brasileiras. O boom desse mercado, que deve durar até o ano que vem, faz do Brasil responsável por metade do crescimento na América Latina, segundo a Frost & Sullivan, movimentando 49% do US$ 1,1 bilhão estimado. “O Brasil tem caminhado em direção aos serviços VoIP, entretanto, temos uma restrição quanto aos acessos de alta velocidade para internet”, destaca Hugo Gontijo, analista de produtos da Voitel, empresa fornecedora de serviços de comunicação.

 

“No Brasil, vários projetos em telefonia IP podem inviabilizar-se devido ao preço do acesso e principalmente à qualidade do serviço prestado (garantia de banda). Em mercados mais maduros, como Japão e Estados Unidos, isso não acontece porque eles têm acesso de qualidade, garantia de banda e um custo bem mais reduzido. Outro ponto que dificulta o avanço do acesso de alta velocidade é a elevada carga tributária brasileira”, acrescenta o analista.

 

Segundo Gontijo, mesmo com a banda larga no Brasil fora dos padrões de qualidade, o mercado PME enxerga essa tecnologia como uma ferramenta para reduzir custos dentro da organização, pois além da telefonia, existe uma gama de serviços agregados, como por exemplo, videoconferências, IPTV, backup remoto de arquivos, vídeo streaming, educação à distância, entre outros. “A tecnologia VoIP ocorre em conjunto com a transmissão de dados, pois permite compartilhar seu link de dados para o uso da telefonia. Assim, o cliente reduz seus custos com ligações e ganha agilidade para atualizar sua infraestrutura sempre que necessário”, explica.