A voz é a música original do ser humano. Aquela que transmite uma incrível variedade de informações e impressões do nosso mundo interno. Por suas potencialidades inerentes, a voz sempre será a mais eficiente e adaptável ferramenta na comunicação entre as pessoas.
O conceito de contact center, lançado em fins dos anos 90, só fortaleceu a valorização da voz humana no moderno atendimento ao cliente. Por conseqüência natural, tem aumentado também os cuidados com a voz dos operadores, justamente pela percepção das relações entre qualidade/saúde vocal e excelência no atendimento.
A valorização do perfil vocal nos processos de seleção e os diagnósticos destinados a prever possíveis fatores de risco, com sérios prejuízos à voz do profissional, são indicadores que não podem mais ser minimizados no conjunto de ações dos call centers. Pois no atendimento ao público, as sensações e imagens transmitidas pela voz do operador “desenham” o cartão de visita da empresa.
Neste Dia Nacional da Voz, reafirmamos o nosso respeito e compromisso com o trabalho dos profissionais dedicados a zelar por este fantástico instrumento de aproximação interpessoal, que transpõe barreiras e distâncias e confere colorido especial à boa arte da comunicação.
Por Romeo Graciano