Voz Profissional: como cuidar de sua voz

0
8

Só percebemos o quanto devemos cuidar da nossa voz quando ela falha, fica rouca ou desaparece. Isto se torna muito importante quando atuamos profissionalmente com a voz; como atores, cantores, professores, advogados, vendedores, e atendentes de telemarketing. Desta maneira ressaltamos que cuidados simples podem deixar a voz sempre clara e limpa.


As chamadas pregas vocais são uma estrutura dentro da laringe que vibra e produz a voz. Elas são compostas de 80% de água, portanto hidratar-se seria um dos caminhos para cuidar da voz.


– Tome muito liquido, principalmente água na temperatura ambiente, evite os líquidos muito quentes ou muito gelados.


– Evite os ambientes ruidosos, pois a competição sonora o leva a falar mais alto e conseqüentemente, ficar rouco.


– Evite as bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas. A ação do álcool primeiramente leva a uma falsa sensação de bem-estar e inibe o reconhecimento do esforço vocal.


– Evite as pastilhas e balas que dão a falsa sensação de melhora do desconforto. Normalmente as pastilhas levam a uma pequena anestesia do trato vocal e faz com que o usuário force sem perceber e conseqüentemente piora o quadro quando passa o efeito.


– Respirar bem para poder falar bem. A voz é produzida pela passagem do ar expelido entre as pregas vocais. Forçar a respiração e falar até o final do ar é um abuso vocal importante.


– Não Fumar, pois o fumo é um dos elementos que mais irrita e modifica a mucosa das pregas vocais. O câncer de laringe é na sua maioria, conseqüência do fumo.


– Não gritar, pois o grito dever ser usado apenas como atitude extrema em situação de perigo. O malefício de um grito pode ser observado logo depois: a rouquidão é o primeiro sintoma.


Mirian Pattaro Carvalho – Fonoaudióloga e diretora do Instituto Avançado de Informação e Cultura – Vila Cultural www.vilacutural.com.br