Voz sobre IP: ainda existem barreiras

0
3

Paulo Lira
A tecnologia de Voz sobre IP está cada vez mais deixando de ser uma simples previsão futurista dos institutos de pesquisa e se tornando realidade no mercado brasileiro. Mas, por aqui, nós enfrentamos um problema primário: existe uma grande confusão entre Voz Sobre IP e Telefonia IP. Ainda, muita gente do mercado corporativo pensa que tudo isto não passa de serviço de call-back. Alguns querem transformar esta tecnologia em commodity e outros nem querem ouvir falar sobre o assunto. A confusão é tão grande que a informação sobre a tecnologia e os procedimentos necessários para a instalação são pontos fundamentais para a implantação de um projeto de sucesso.
Outro grande obstáculo para a propagação da tecnologia de VoIP é a falta de infra-estrutura e o alto preço do link de dados no nosso país. A infra-estrutura está concentrada em determinadas regiões nos grandes centros e Capitais, mas é extremamente escassa fora deste perímetro. Exemplo disto é a existência de várias “LAN houses” que trabalham “off-line”, isto mesmo, estão desconectadas da Internet devido à falta de recursos e ao preço inacessível dos links dedicados.
Somado à falta de informação e a ausência de infra-estrutura, temos ainda falhas na regulamentação do uso de Voz Sobre IP. Como se trata de tecnologia e não de serviços, será difícil criar regras para o uso desse ótimo recurso. Mas, pelo menos, barreiras como qualidade dos equipamentos e preços deixaram de ser problemas há muito tempo. Existem soluções de VoIP para todo o tipo e tamanho de empresa, ou melhor, para todos os orçamentos. Basta apenas escolher e estudar as ótimas alternativas que o mercado já oferece.
Paulo Lira é diretor-geral da PL Tecnologia.