Muito além de se posicionar diante de uma platéia de vendedores e fazê-los refletir sobre os objetivos passados, os resultados factuais e os objetivos futuros, o professor da FGV e palestrante Cláudio Tomanini traz outros desafios em seus trabalhos motivacionais voltados para Vendas. “Motivação não é algo que se dá, é algo que se tem. O mais importante é estimular a motivação dentro dos profissionais com exposições desafiadoras que plantem neles o espírito da competitividade”, explica o professor.
“Atualmente, para atingir resultados, são necessárias novas competências. Enquanto o mercado procura habilidades, os profissionais oferecem apenas profissões. O mercado precisa de pessoas diferentes e o que oferecemos são currículos idênticos. É preciso fazer a diferença através de talentos individuais, procuro despertar questionamentos como: que diferença você faz na empresa? Qual o seu diferencial individual? Quantas empresas estão atrás de você?”, afirma Claudio.
Segundo o palestrande, o fator humano é o grande diferencial competitivo desse novo mercado, e não mais o capital, tampouco a tecnologia.Daí a importância de instigar os profissionais a pensarem em si mesmos e em seus talentos para aplicá-los nas vendas. Dentre outras reflexões, Claudio compara a venda com a sedução, onde o cliente é o objeto de desejo e a arte de vender é a arte da conquista. Passada essa etapa, a relação cliente – vendedor torna-se um relacionamento amoroso, no qual é preciso inovar sempre para não perder o negócio.