A escolha é do pet

Já pensou seu cachorro escolhendo a própria compra? É o que a Petz está trazendo com seu novo serviço online, o Pet-Commerce. O projeto permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a tecnologia de inteligência artificial identifica se o animal de estimação se interessou ou não por determinado produto, facilitando assim o processo para o tutor. A ação foi criada pela Ogilvy Brasil e desenvolvida pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth.
“Quando a Ogilvy nos trouxe essa ideia achamos incrível porque tem tudo a ver com o que a Petz acredita, que a ligação entre o tutor e o seu cão pode acontecer de diversas formas. Entendemos quem faz festa de aniversário para o animal de estimação, quem conversa com ele; ou seja, a verdade que o amor por um pet não tem limites e o Pet-Commerce é a prova disso”, diz Sergio Zimerman, presidente da Petz.
Para que a identificação seja possível, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros. “Escolhemos dezenas de raças e até animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado”, explica Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou nesse treinamento da inteligência artificial.
Para construir a melhor experiência de navegação para os cachorros, foi desenvolvido um UX pensando nos usuários caninos. Para isso, vários aspectos foram considerados. Em primeiro lugar, a visão dos cachorros. Diferente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, eles não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em forma de vídeos, na paleta de amarelos e azuis. E, pra completar, o áudio também foi ajustado para os cachorros conseguirem perceber melhor o som.
Ao clicar no site, o consumidor encontra todo o tutorial, que ensina o que deve ser feito para que seu cachorro “tenha voz” na hora das compras. É preciso que a câmera do aparelho com acesso à internet – computador, tablet, celular – capte toda a face do cachorro. Assim, a IA consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto – representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos. É importante também que o som do computador esteja ligado pois, como não se pode sentir o cheiro, além do olfato a audição é um sentido bastante importante para os cães. “É indispensável que o cachorro esteja bem, brincando, não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação; basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar da melhor forma possível as reações do pet”, detalha o adestrador. 

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