A experiência digital das montadoras

A J.D. Power Brasil e o portal iCarros divulgaram os resultados do 1º Digital Shopper Experience Study (DSE), que traçou o perfil e os principais hábitos envolvidos no processo de intenção de compra no ambiente online. O estudo entrevistou 1.489 clientes do portal iCarros com o objetivo de avaliar a experiência digital do processo que antecede a compra de veículos novos, como a navegação em websites e redes sociais das montadoras com o maior volume de vendas no mercado brasileiro. Como resultado, a Hyundai Motor Brasil obteve a mais alta satisfação geral do estudo com 724 pontos. A satisfação média da indústria foi de 710 pontos.
“A Hyundai identificou desde cedo a importância de estar fortemente estabelecida nos canais digitais e liderar esse processo de mudança do comportamento de compra do consumidor de automóveis. Investimos de maneira consistente a partir do lançamento do HB20, em 2012, e ampliado com a chegada do SUV Creta, em 2017, para que todos os canais digitais de nossa marca fossem bastante ativos e também nossa rede de concessionários pudesse responder rapidamente à essa demanda virtual, cuidando do relacionamento mais adequado até o momento do fechamento concreto da venda”, comenta Angel Martinez, diretor executivo de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Hyundai Motor Brasil.
Os dados divulgados pela J. D. Power Brasil mostraram que 53% dos potenciais compradores utilizam o Facebook durante a jornada de busca por um automóvel, enquanto também se destacam YouTube (40%) e WhatsApp (31%). O Instagram, embora tenha sido apontado por apenas 17% dos entrevistados como a rede social utilizada durante a intenção de compra, apareceu como o canal de maior influência para os potenciais compradores, com 793 pontos, 19 pontos acima do Facebook (com 774 pontos em uma escala de até 1.000). “Comprovamos, por meio do 1º DSE, a tendência de que os potenciais compradores estão cada vez mais conectados com as redes sociais, as quais passaram a exercer importante influência no processo de compra de um carro”, comenta Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power Brasil.
O estudo promoveu uma análise da satisfação do potencial comprador durante a experiência de busca de um automóvel examinando seis fatores (listados em ordem de importância): conteúdo do site da montadora (30%); navegação do site (20%); velocidade do site (15%); layout do site (12%); interação com a concessionária (12%); e explicação do vendedor (12%). A satisfação é calculada em uma escala de 1.000 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima