A febre dos smartphones



Pesquisa feita pela Di Capire, entre setembro e dezembro de 2012, avaliou o comportamento e os sonhos de consumo de equipamentos eletrônicos dos jovens entre 15 a 24 anos, moradores de bairros da periferia urbana da grande São Paulo. Durante quatro meses, foram levantadas informações qualitativas por meio de entrevistas individuais e grupos focais que indicaram que a aquisição de equipamentos eletrônicos é uma das grandes prioridades dos jovens da periferia, junto com formação universitária e busca de uma carreira profissional.


“Estes resultados foram coerentes com outros estudos realizados anteriormente, pois mostraram que os jovens moradores da periferia desejam ter profissões que gerem recursos para adquirir produtos e serviços relevantes para as suas vidas. Em outras palavras, os jovens da periferia desejam participar da sociedade do consumo tanto como trabalhadores quanto como consumidores”, afirma Andrea Costtanzi, diretora da empresa Di Capire, especializada em pesquisa de mercado, que realizou este trabalho.        De acordo com o estudo, se pudessem, os jovens teriam todos os aparelhos eletrônicos possíveis, mas como os recursos são limitados eles acabam priorizando a aquisição de acordo com o seu estilo de vida.  No entanto, os smartphones são a prioridade de aquisição da maioria dos jovens da periferia hoje.


Segundo os jovens ouvidos pela Di Capire, essa preferência ocorre por um motivo prático: os smartphones têm “tudo em um”, ou seja, são telefones que permitem fotografar, filmar, jogar, ouvir música e acessar a internet e as redes sociais. “Além disso, existe um motivo simbólico, que é o status social que esses aparelhos geram nos jovens da periferia, especialmente quando são produzidos pelas marcas mais cobiçadas do mercado, como Apple e Samsung”, explica Andrea Costtanzi.  A pesquisa evidenciou que, para estes jovens, possuir um smartphone de última geração produz um reconhecimento social e um consequente conforto emocional, o que pode comprometê-los financeiramente.


 

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