A Interbrand divulgou os resultados do estudo anual “Interbrand Breakthrough Brands”, realizado em parceria com a NYSE , Ready Set Rocket e Facebook. A edição de 2017 destaca 40 marcas disruptivas, de uma nova geração de negócios e que definem inovação e potencial de crescimento. Ao focar em marcas que estão causando esse tipo de impacto, o relatório aquece e complementa o ranking anual da Interbrand “Best Global Brands”, que já está chegando a sua 18º edição. “Existem momentos ao longo da trajetória do negócio em que se entra em um novo estágio de crescimento. Para as Breakthrough Brands, isso se traduz em encontrar uma necessidade ou espaço vazio no mercado e preenchê-lo”, diz Jez Frampton, CEO global da Interbrand. “Estas marcas são naturalmente catalizadoras, não somente por elevar padrões para outras empresas, mas também por quebrá-los”, adiciona.
Após a análise de mais de 350 inscrições encaminhadas pelo público em geral e por influenciadores globais, 40 marcas foram selecionadas como Breakthrough Brands de 2017, cada uma ilustrando poderosos insights de branding. O estudo apresenta ainda outras marcas a serem observadas e traz um olhar aprofundado sobre crescimento e inovação em regiões importantes como América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África. Todas as 40 marcas representam uma próxima geração de empresas, que contemplam as startups, as desafiadoras, as inovadoras, as que solucionam problemas e as criadoras de novas categorias. Estas marcas se juntam a muitas outras que foram apresentadas no estudo de 2016 e que demonstraram um crescimento importante no ano passado, como Casper, AWAY, Line, Venmo, Blue Apron, iCarbonX – além das brasileiras doBem e Nubank.
Em 2017, a dr.consulta representa o Brasil na lista. De acordo com Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo, é muito importante que o Brasil esteja representado no relatório Interbrand Breaktrough Brands pelo segundo ano consecutivo. “Em um momento em que muitas marcas enfrentam uma crise de valores, além de perder autenticidade e fidelidade dos consumidores, marcas como a dr.consulta, por exemplo, estão usando a sua criatividade empreendedora para promover as transformações sociais que precisamos”, completa.
O estudo deste ano divide as Breakthrough Brands em alguns insights principais:
– O futuro no trabalho: no mundo de hoje estamos repensando a forma como vivemos, trabalhamos e aprendemos. O foco são os indivíduos: seus talentos e as necessidades que precisam ser preenchidas em suas carreiras e em sua vida pessoal, que estão cada vez mais interligadas. Marcas como Slack e General Assembly souberam entender este momento.
– “Sobreviver” versus “viver melhor”: marcas que estão nos ajudando a viver uma versão melhorada de nós mesmos, tirando da nossa frente inúmeras preocupações, obstáculos e interações desnecessárias. Ter uma “vida boa” hoje é ter menos coisas para pensar e fazer. Thrive Global e Sea são bons exemplos.
– Inteligência nem tão artificial: AI (artificial intelligence) está tornando a tecnologia quase invisível, criando experiências altamente conectadas e que resolvem problemas do dia a dia. Marcasque estão liderando essa mudança – tanto desenvolvendo quanto conectando estas novas ferramentas – vão ditar o futuro, como Face++ e Clarifai.
– Mobilidade com significado: não é sobre a viagem ou o destino, mas sobre mudar substancialmente o modo como as pessoas e coisas se locomovem no mundo. Marcas que combinam conveniência com soluções sustentáveis e responsabilidade com o meio ambiente, como Didi e Ofo, estão melhorando nossa mobilidade global.
– Investindo na mudança: as novas fintechs estão ajudando as pessoas a recuperarem o controle de sua própria vida financeira. Plataformas digitais estão se tornando mais inteligentes, seguras e fáceis de interagir. Seu foco é cada vez mais pessoal e democrático, como Square e Wealthsimple.
– Experiências “on demand”: marcas inovadoras nos permitem ter tudo o que queremos, onde e quando queremos, de uma forma nunca antes imaginada. O acesso móvel cria novas maneiras de pesquisar e comprar com muito mais conveniência e agilidade, permitindo uma vida totalmente “on demand”, que é o que marcas como MikMak e Flipkart buscam fazer.
– Saúde nas suas mãos: focando em inovação tecnológica, reunindo quantidades enormes de informação há até pouco tempo dispersas, priorizando a prevenção de doenças em vez de tratar os sintomas, oferecendo cuidados a uma população até então sem acesso: marcas como a brasileira dr. consulta, Babylon e HumanCharger estão melhorando a forma como gerenciamos nossa saúde.