O mobile e o internet banking já respondem por mais da metade das operações bancárias no Brasil, conforme levantamento da Febraban com cinco bancos – Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e Santander. No primeiro semestre de 2013, a participação média mensal dos canais internet e mobile foi de 51%, ante 46% no primeiro semestre de 2012.
“Se mantido o atual ritmo de expansão, os canais digitais tendem a se firmar, em 2014, como as principais vias de atendimento bancário”, afirma Marco Tavares, diretor setorial de tecnologia e automação bancária da Febraban. Em 2012, a soma dos canais internet e mobile banking já havia superado, pela primeira vez, a dos meios tradicionais – caixas eletrônicos, contact centers e agências – no total de operações bancárias, com uma proporção de 42% contra 41%.
A maior responsável pelo aumento da relevância dos meios digitais nos últimos anos é a plataforma mobile, formada pelos aplicativos de bancos instalados em smartphones e tablets, que cresce em ritmo exponencial. Entre junho de 2012 e junho de 2013, a participação do canal mobile subiu de 3% para 6,2% do total de transações na amostra dos cinco bancos selecionados. A quantidade de transações no canal mobile nesse mesmo grupo passou de 244 milhões, no primeiro semestre de 2012, para 822 milhões, no mesmo período do ano seguinte – um aumento de 237%. Em um dos bancos pesquisados, a participação do mobile já chega a 10% das transações.