A Brandtone, companhia especializada em mobile marketing, acaba de assinar contrato com a TNS para a execução de pesquisas e análise de tendências de consumo em mercados emergentes, concedendo-lhe o direito de acesso exclusivo a sua crescente base de dados mobile formada por consumidores com engajamento ativo em mercados emergentes e em desenvolvimento.
Inicialmente, a parceria entre as empresas prevê a atuação conjunta na África do Sul, Turquia, Rússia e Brasil. O engajamento dos consumidores do banco de dados da Brandtone resultou em altas taxas de cumprimento e resposta dos questionários, atingindo cifras de até 90% e garantindo maior eficiência de custos e eficácia nas pesquisas.
A partir de tecnologias de telefonia mobile e recompensas como, crédito de celular, a Brandtone incentiva consumidores a interagir com marcas, respondendo informações através de seus aparelhos. Esta metodologia tem se mostrado eficaz em pesquisas, obtendo mais de 50% de retorno em participação dos consumidores.
Somente na África do Sul a base de dados da Brandtone representa mais de sete milhões de pessoas, com previsão de incremento de mais dois milhões até o ano que vem – o que equivale a 45% das residências do país.
Com ferramentas simples e efetivas, tais como interações de voz e tráfego SMS, a tecnologia da Brandtone é acessível a todos os perfis de consumidores. O canal é, portanto, ideal para o engajamento de diferentes públicos em mercados nos quais celulares (principalmente de configuração simples) são o meio de comunicação mais confiável e massivo.
De acordo com Matthew Froggat, diretor de desenvolvimento da TNS, os canais mobile são essenciais para descobrir tendências e conhecer os consumidores através de pesquisas de opinião. “Esta parceria nos permitirá ampliar nosso crescente portfólio de meios de acesso aos consumidores, principalmente com aqueles que hoje temos dificuldade de atingir e os consumidores das classes C e D”, analisa.
O CEO da Brandtone, Donald Fitzmaurice, explica que a parceria é uma nova oportunidade para marcas que buscam expansão em mercados emergentes. “A escala do nosso banco de dados e a agilidade da nossa plataforma mobile permitirão à TNS acessar os mais difíceis perfis e compreender os fatores que impulsionam o comportamento do consumidor e determinam suas decisões de compra e preferências”, afirma.
Ambas as empresas confirmam que o acordo marca o início de uma parceria que se expandirá para novos mercados na África, Ásia e nas Américas.