Hoje em dia a Internet é importante fonte de informações e referência para a avaliação de produtos e serviços. Além disso, os mecanismos de busca são uma das formas mais utilizadas para selecionar aquilo que é mais relevante. Os resultados podem afetar a percepção do consumidor. A partir desse cenário, a E.Life realizou um estudo dos links que aparecem na primeira página de resultados nos mecanismos de busca em pesquisas por termos relacionados a diversas marcas e categorias.
Foram pesquisadas no Google e Yahoo! as quatro marcas mais lembradas segundo o Top of Mind 2008, realizado pelo Datafolha, em 10 categorias – aparelho de telefone celular, aparelho de TV, banco, carro, cartão de crédito, companhia aérea, computador e acessórios, operadora de telefonia celular, seguro e supermercado. Os resultados foram classificados em quatro tipos de mídia – sites corporativos, sites de compra e venda (sites de e-commerce, classificados e de comparação de preços), mídias geradas pelo consumidor (mídias sociais, como blogs, enciclopédias, sites de reclamação, entre outros) e sites de informações e notícias.
Os resultados mostram que a participação de cada tipo de mídia na busca varia muito de categoria a categoria. Os sites corporativos são a maioria dos resultados da primeira página no caso de seguros (69%), operadoras de celular (60%) e bancos (86%). Os sites de compra, por sua vez, dominam os resultados para companhias aéreas (60%) e eletrônicos, como celulares (54%), aparelhos de TV (63%) e computador e acessórios (57%).
Já as mídias geradas pelo consumidor representam um percentual importante dos resultados em categorias como cartão de crédito (37%), carro (26%) e computador e acessórios (22%). Os sites de informações e notícias têm menor participação na primeira página de resultados de buscas. Este tipo de mídia aparece em maior percentual somente na busca por marcas da categoria supermercado, com destaque a localizadores, como o site Apontador.
Outra constatação é a de que sites colaborativos como o Wikipedia, sites de recomendação e reclamação como Reclame Aqui e fóruns como o Guia do Hardware aparecem frequentemente na primeira página de resultados das marcas. “Mesmo os internautas que não são participantes ativos nas mídias sociais podem ser influenciados por elas fazendo uma simples busca no Google ou no Yahoo”, comenta Alessandro Barbosa Lima, diretor da E.Life.