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Rafael Souza, diretor de negócios da Vuon

A redefinição da experiência com cartão private label

Diretor de negócios da Vuon descreve como nasceu o cartão do Grupo Pereira e a estratégia de crescer agregando valor para o cliente

Fundado em 1962, começando pelo supermercado Comper, em Santa Catarina, o Grupo Pereira se expandiu por várias unidades de negócios, como o Fort Atacadista, o distribuidor Bate Forte, as farmácias Semprefort, a agência de viagens Pera Turismo e a Perlog (logística). Crescimento sustentado pelo sólido conceito regionalista que caracteriza o grupo e permite maior proximidade com o cliente, conduzindo-o a ter também seu próprio braço financeiro. Foi assim que nasceu o Vuon Card, cartão private label, que agrega diversos serviços e um clube de vantagens. Dando detalhes dessa trajetória, Rafael Souza, diretor de negócios da Vuon, participou, hoje (01), da 957ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Iniciando com a explicação do porquê do Grupo se enveredar também pelo segmento de serviços financeiros, Rafael contou que se trata de uma empresa familiar de 61 anos, dona de mais de oito marcas regionais, com atuação no varejo, atacarejo, farmácias, postos de gasolina, agências de turismo e logística, muito bem posicionada no ranking da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, com R$ 13 bilhões de faturamento e mais 19 mil colaboradores. “Esse contexto mostra muito bem porque se justifica ter uma unidade de negócios de serviços financeiros. Aí nasce e cresce o conceito do Vuon Card, fruto de um período de mais de 20 anos de maturação com parcerias junto a grandes instituições financeiras, até que a companhia já se considerava em condições de ter sua própria operação.”

O crescimento do Grupo, na concepção do executivo, pedia a gestão própria de um private label, conceituando-o como um instrumento de crédito para fomentar as vendas, dando poder de compra ao consumidor e fidelizando. Contou que foram cinco anos de estudos, com equipes dedicadas, para chegar a um cartão que proporcionasse recorrência de compras e aumento de ticket médio, obedecendo a um dos pilares do Grupo que é o regionalismo. “Esse é um forte valor do Grupo Pereira, que nasceu em Santa Catarina, encontrando grandes oportunidades de atuação na região Centro-Oeste, sempre respeitando características regionais, assim como desenvolveu o atacadismo no Sul do País. Isso pressupõe estudar e valorizar o cliente local. Hoje, se fala muito do ‘clientecentrismo’, mas o nosso grupo dá aulas sobre isso há muito tempo.”

Quando se traz essa valorização para o Vuon, destacou ele, o cartão não tem por si só características regionais, mas a empresa acaba inserindo também esse valor na relação do cliente com a loja. “O nosso cuidado está nesse relacionamento. Quando nos comunicamos com o cliente, nesse segmento de alta frequência e recorrência, temos que oferecer personalização, aquilo que ele de fato compra e quais benefícios gerados para ele dentro das nossas lojas. Assim, o Vuon Card tem como proposta, dentro do conceito de fidelização, oferecer quase três mil produtos com descontos diferenciados ao portador do cartão. Ele tem um benefício percebido nessa relação.”

Segundo Rafael, a empresa já conquistou uma base de um milhão de clientes com cartão emitido, vendo a oportunidade para agregar outros produtos atrelados ao mesmo, como seguros, assistências, plano odontológico. “E, mais recentemente, criamos um clube de vantagens, o Clube Vuon, que oferece descontos e cashback fora de nossas lojas. Ou seja, o cliente pode adquirir produtos em outros varejistas, agregando benefícios no Vuon Card.” Para o diretor, a relação do cliente com o varejo se dá por viés emocional, sendo a proximidade com o ambiente físico da loja muito importante. Ou seja, essa conexão emocional do cliente nasce na loja e se estende ao cartão. E sendo o pagamento a parte mais árida da relação, é preciso criar uma experiência fluida, sem atrito, para consolidar a proximidade.

O executivo explicou também que, dentro dos 11 pontos de interação existentes no Grupo, a loja física se destaca, tanto que mantém em cada uma delas uma equipe especializada no atendimento ao cliente Vuon Card, aumentando o conceito de personalização. Ele falou ainda da estratégia adotada de lançar um cartão de loja sem o nome da mesma, procurando inovar e sendo uma maneira de poder atender todas as marcas e extrapolá-las para concorrer nesse mercado gigantesco de contas e carteiras digitais existente no País.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 956  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana amanhã (02), com o Sextou, que debaterá o tema “Loyalty: Para onde caminha o mercado de fidelização?”, reunindo Martin Holdschmidt, presidente da ABEMF, Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme, Márcia Martinez, head do clube giro, e Marina Montenegro, estrategista e pesquisadora de tendências na Rethink.

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