A transformação digital, já vivenciada em alguns segmentos de mercado, está cada vez mais presente no varejo. O setor se prepara para mudanças que irão impactar não apenas a gestão das empresas, mas também a relação delas com seus clientes. A PromonLogicalis apresentou, durante o Latam Retail Show, realizado na semana passada, em São Paulo, uma série de inovações para os varejistas. “Atualmente, os clientes são os maiores detentores de informação. Com um pé na loja e outro no e-commerce, comparam preços, buscam melhores opções e personalizam seus produtos. Com isso, tecnologias de big data e analytics permitem que as empresas obtenham dados para conhecê-los melhor, identifiquem padrões e criem oportunidades de negócios que atendem, surpreendem e fidelizam”, afirma Eduardo Terzariol, gerente de tecnologia da PromonLogicalis.
O estande da empresa trouxe cinco demonstrações integradas. Ao entrar, o visitante poderia se conectar ao WiFi gratuito pela plataforma Wingo – permitindo que o varejista colete informações sobre sua experiência e conheça melhor seus clientes. Com a oportunidade, inclusive, de oferecer promoções em tempo real com base nos seus dados de consumo. Em uma simulação de minimercado, houve uma gôndola inteligente na qual, ao tirar um produto da prateleira, o visitante tinha acesso a informações nutricionais e uma receita com esse ingrediente. O objetivo é poder impulsionar o crossselling dentro do estabelecimento, ao incentivar a compra de produtos complementares.
Além disso, integrada à demonstração, também esteve o IBM Watson que, usando tecnologia cognitiva e interface de voz, interagiu com os visitantes auxiliando-os a encontrar produtos com sugestões dentro das características que eles buscam. Na loja de roupas, uma arara inteligente permite ver as opções de cores e tamanhos disponíveis, bem como sugestões de ocasiões para usá-las e de acessórios e peças para complementar o visual. Caso o consumidor se interesse por um tamanho ou uma cor que está em falta na loja física, poderá adquirir por meio do e-commerce em apenas um clique.
Ambas as soluções, desenvolvidas em parceria com a YDreams , além de simplificar o dia a dia dos consumidores e ajudá-los a efetuar compras com mais conforto, permitem que o gestor controle a quantidade de produtos disponíveis na loja e em estoque, evitando a perda de vendas e aumentando a satisfação do cliente.
“O varejo já vem sendo transformado pelas inovações tecnológicas, seja em novos produtos, novos modelos de negócio ou processos mais eficientes. Tecnologias como Internet das Coisas, robótica e inteligência artificial podem até parecer futuristas, mas, se lembrarmos que, vinte anos atrás, tecnologias como celular, touch screen e mesmo a web como conhecemos eram inovações, temos que considerar esta evolução no nosso planejamento. A inovação de hoje será a realidade de amanhã”, afirma Yassuki Takano, diretor de consultoria da PromonLogicalis.