Com o novo recorde nas vendas do varejo norte-americano nesta temporada de fim de ano, há uma grande oportunidade para os varejistas, que se estende além da temporada. E, com o objetivo de apoiar ainda mais o mercado, a Adobe apresentou na última NRF inovações nos produtos da sua linha Marketing Cloud. As mudanças ajudarão os varejistas a integrarem informações, conteúdo rico e gestão de campanhas em uma única plataforma.
Por exemplo, com o Remarketing Direcionada por Dados (Data-Driven Remarketing), os varejistas poderão unir o comportamento online do consumidor aos dados contextuais. Possibilitando, assim, a criação e o envio de um trigger de revenda definido pelo usuário, tal como um e-mail, notificação de envio ou SMS. De forma a aumentar as chances do consumidor realizar a compra. Esses dados são obtidos a partir do Adobe Analytics e, em seguida, monitorados e entregues no Adobe Campaign. Se um consumidor visualiza a foto de um par de sapatos por vários minutos, a loja de departamentos poderá enviar um e-mail com este produto em destaque e incentivá-lo com um cupom de 5% de desconto.
Já as notificações push agora podem ser personalizadas, com suporte de dados analíticos robustos, entregando mensagens intuitivas e personalizadas. Com o Adobe Mobile Core Service e o Adobe Analytics, os varejistas podem criar segmentos avançados para o público-alvo e, assim, engajarem-se com o comprador com base em fatores tais como o comportamento e as preferências do usuário. Por exemplo, um varejista de vestuário poderá criar um segmento de clientes e identificar qual o próximo item que esse grupo está mais propenso a comprar. Uma notificação com a promoção de um produto que ainda não tenha sido comprado poderá ser enviada a qualquer cliente neste segmento. A Adobe também apresentou experiências de mídias compráveis personalizadas. Uma maneira das marcas criarem conteúdos atraentes e dinâmicos e conectá-los aos detalhes do produto e aos botões de “comprar” com um vídeo ou uma tela embutido/a para gerar conversões.
De acordo com dados do relatório The State of Content, consumidores entrevistados em seis países observaram que as imagens e os vídeos utilizados em todos os canais, precisam ser “relevantes, contextuais e otimizados” para conseguir mantê-los engajados. Por meio das suas inovações, a Adobe pretende ajudar varejistas a testarem – em tempo real – e direcionarem conteúdos interativos para os compradores de forma a gerar conversões por meio do celular, das mídias sociais e dentro da loja física.
Além disso, estão sendo ampliados também os recursos do Adobe Experience Manager Screens para meios de comunicação compráveis, permitindo que os varejistas alcancem os consumidores em casa, na rua, na loja e em qualquer lugar que prolifere o conteúdo digital. Por exemplo, os banners que as pessoas costumam ver online, em seus desktops ou em seus dispositivos móveis, podem ser exibidos em grandes telas nas lojas físicas e os clientes podem interagir e fazer compras por meio deste conteúdo.