A ADP, empresa de soluções para recursos humanos, criou o departamento ´Escritório de Projetos´, que tem o objetivo de reduzir o prazo de implantação e aumentar a qualidade dos serviços prestados pela empresa. A ação impacta todos os novos clientes da empresa, além de se estender aos clientes atuais que precisam de um módulo novo ou de alterações na configuração dos sistemas já utilizados.
A atuação principal da área é no setor de implantação e, para isso, conta com profissionais especializados em gerenciamento de projetos. “A gestão de projetos concentra esforços na otimização dos processos internos, organizando o fluxo de informação desde a coleta de dados até o planejamento, treinamento e execução completa do serviço”, explica o diretor de implantação, Mauro Machado Soares.
Atualmente o setor de implantação da ADP possui 60 profissionais, divididos em cinco estados de atuação: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Toda a equipe precisou se adaptar ao novo modelo de gestão que, de imediato, organizou os serviços prestados pela empresa em três áreas: Projetos de Folha de Pagamento, para clientes de pequeno, médio ou grande porte; Projetos de Componentes, que agregam os módulos Integrador Contábil, Ponto e Freqüência, Banco de Horas e RH (Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Segurança e Medicina do Trabalho); e o próprio Escritório de Projetos.
Além do investimento em infra-estrutura e contratação de pessoal, que gira em torno de R$ 500 mil por ano, a ADP ofereceu 100 horas de treinamento para cada consultor nos últimos 18 meses e desenvolveu ferramentas próprias para a gestão dos projetos. Quanto aos resultados, a empresa já sente reflexos positivos do desempenho dos consultores em todos os tipos de projeto. “Com o novo escopo de trabalho ampliamos a produtividade da equipe em até três vezes e reduzimos o prazo médio de execução dos projetos em até 25%”, finaliza Soares.