Para obter leads qualificados e conquistar novos clientes, a Inteligência de Negócios (IN), Master Reseller da Qlik no Brasil passou a utilizar a estratégia marketing digital desenvolvida pela Hook Digital. Após pouco mais de um ano de trabalho, a empresa aumentou em 300% a quantidade dos leads qualificados pelo time de vendas em seus canais digitais, além de ampliar as demandas por outros serviços, como cursos e licenças. “De três a quatro novos grandes clientes, em média, vieram das ações de Inbound Marketing. Com o blog, estamos educando o mercado e também os nossos clientes, gerando oportunidades de expansão também na base”, destaca o gerente de marketing da IN, Bruno Guerra.
Antes, a empresa contava com o site, que continha informações sobre os produtos e serviços. Após a parceria com a Hook, passaram a ter o blog, que entrou no ar no início de 2014, e toda a estratégia digital integradas em uma única plataforma. Espaço onde os conteúdos têm como foco a educação do público. Hoje, a IN converte cerca 4,5% dos leads. Já apresentando estar em um estágio maduro de inbound marketing, a empresa conta, inclusive, com uma executiva de negócios especializada em inteligência de mercado para realizar o trabalho de Inside Sales. Recebendo os dados gerados e qualificando estes leads para na sequência encaminhar para o time de vendas. “Ela entende a dor e se realmente existe uma oportunidade. Se não, continuamos nutrindo este lead com campanhas de conteúdo de acordo com cada perfil. Desta forma estamos tendo ótimos resultados”, conta Guerra.
Para próxima etapa, a empresa irá implementar estratégias de inbound sales, visando potencializar o uso do conteúdo também no processo de vendas. Criando relevância e gerando uma experiência única e personalizada durante todo o ciclo de vendas. “O marketing digital está em constante transformação e a IN tem acompanhando estas mudanças, alterando a rota quando necessário, por isso os resultados são tão positivos”, destaca o CEO da Hook Digital, Leandro Monteiro.
Segundo Monteiro, as práticas de marketing e vendas que dão resultado hoje não necessariamente continuarão a dar resultados daqui a seis, 12 ou 18 meses. Afinal, novas tecnologias e formas de interação são desenvolvidas e aprimoradas o tempo todo. Isso significa que o comportamento do público também muda, e rápido. Por isso, as estratégias devem ser definidas com base no perfil de cada mercado e também da empresa. “Nossos projetos focam no crescimento do negócio do cliente, reforçando nosso posicionamento de Growth Business – independentemente do planejamento, plataforma ou tecnologia – o nosso foco é ajudar o cliente no crescimento do seu negócio, entregando a melhor performance a um custo competitivo. Temos um papel consultivo e estratégico, sendo as ferramentas e táticas digitais apenas meios para gerar resultados”, finaliza.