A Enova International, companhia global de serviços financeiros, anunciou a Enova Decisions. Essa é sua nova unidade de negócios focada em oferecer tecnologia de cruzamento e análise de dados para empresas dos mais diversos segmentos. Por exemplo, o primeiro produto do portfólio B2B da fintech, a plataforma Colossus, possibilita os clientes aumentarem sua competitividade por meio de Analytics.
O novo serviço consiste do cruzamento dos dados computados nas plataformas internas das empresas com informações públicas de fornecedores terceiros, redes sociais, interação com clientes e relatórios bancários. Assim, é possível tomar decisões automaticamente, otimizando as operações. Dessa forma, as empresas passam a ter à sua disposição uma robusta solução em tempo real de análise preditiva de crédito, precificação de produtos, geração de ofertas customizadas, redução de fraudes, entre outros.
“Este tipo de solução pode representar um diferencial para empresas de áreas extremamente competitivas, como telecomunicações e varejo online, por exemplo. Gerando aumento da conversão de clientes e melhor experiência do usuário. Além disso, possibilita traçar estratégias de médio e longo prazos com base na inteligência gerada”, conta Rafael Pereira, diretor executivo da Enova no Brasil.
O desenvolvimento da plataforma Colossus levou mais de dois anos e contou com a dedicação de mais de 50 especialistas em Analytics da Enova. Por meio dela são processados massivamente milhares de variáveis e centenas de algoritmos em tempo real. Oferecendo respostas em frações de segundo e preservando as operações da companhia no que diz respeito a segurança e desempenho. “Além do algoritmo que consegue cruzar inúmeras informações de mercado e gera respostas automáticas imediatas, o segredo é que estudamos as variações econômicas e buscamos fontes de dados confiáveis em cada praça de atuação. Aqui no Brasil, a nossa plataforma Simplic analisa mais de 200 fontes, gerando resposta ao consumidor em até três segundos”, complementa o executivo.