Na dia a dia é normal que as pessoas criem planos de curto e médio prazo para suas vidas. Geralmente, quando chega um novo ano, elas criam as metas a serem realizadas. Claro que dependendo do assunto é possível, sim, fazer um planejamento mais longo. Mas quando se trata de empresas, é mais comum começar o ano com os projetos desse ano já estabelecidos e focar no que será feito para os próximos. Ao menos, para o CEO da Vaniday, Cristiano Soares, essa será uma postura que as empresas do mercado de beleza deverão assumir em 2017, uma vez que ele já chegará com desafios.
Para sobreviverem a este ano e chegarem em 2018 de maneira saudável, ele ressalta que é essencial que os pequenos e médios negócios se atualizem e melhorem a forma como gerenciam o relacionamento com o cliente. “Novos clientes, excelência em CRM e custos mais otimizados será a fórmula necessária”, aponta. Ou seja, mais do que só investir, é a necessidade de também aprender com as novas ferramentas e profissionalizar-se. E entre as tendências a serem experimentadas neste ano, Soares acredita que os sistemas de gerenciamento de nuvens deverão ser ainda mais utilizados, para potencializar o poder de fidelização. “A tendência será utilizar mais a tecnologia a favor da gestão do negócio como um todo. Caderninhos de papel, planilha de Excel sem controle correto serão os principais inimigos de uma boa gestão”, afirma.
Por outro lado, o executivo alerta para um cuidado no momento dessa automatização, pois não se pode perder a intimidade com o cliente e nem o contato humano. Para ele, será um grande desafio justamente saber dosar a personalização, frequência e automatização, sem que o público se sinta distante. Principalmente, porque o cliente continuará procurando formas de economizar, cortando gastos supérfluos e este será o momento de mostrar a ele sua importância.
E, para que seja possível que as empresas do setor consigam ter esse interesse pela inovação, a Vaniday manterá o foco em ajudar os negócios. De acordo com o CEO, em 2017, eles terão como objetivo melhorar ainda mais o relacionamento com os salões parceiros e aperfeiçoar seu produtos, “para que possa atender cada vez mais as necessidades de automatização e personalização na gestão de clientes dos nossos salões”, diz. Bem como “fortalecer nossa marca e gerar ainda mais confiança nos nossos usuários.”