Apelo do ponto de venda é determinante



No ritmo frenético em que vivemos, as pessoas gastam menos tempo para fazer compras porque querem mais tempo livre para si. Para isso, é necessário criar ambientes de lazer dentro da loja para que o momento da compra seja prazeroso. Em pesquisa divulgada pelo Popai Brasil foram constatados que cerca de 200 mil consumidores passam por semana no ponto de venda (PDV), e que cada um permanece em média 27 minutos nele. As pesquisas mostram dados favoráveis para incrementar os investimentos no PDV e apontam o varejo como uma mídia de massa, visto que o tempo de permanência e frequência do consumidor na loja é maior do que as chances de impactá-lo por outras mídias.

 

“Para se ter ideia do que isso representa, basta comparar com o valor de um anúncio na televisão: apenas 30 segundos custam em média R$ 900 mil. Assim, fica clara a influência do PDV no consumo – por um custo menor, você tem 27 minutos para impactar o shopper”, explica Christiany Zanotto de Sena, diretora comercial da Az4 Group.

 

Durante o percurso nas lojas, a intenção do consumidor é a de cumprir o trajeto mais racional. Ou seja, ele realiza as compras no “piloto automático” sabendo o que quer e onde estão as mercadorias. “Hoje a compra está mais focada na reposição de produtos do que na compra de abastecimento, portanto, os consumidores vão mais de uma vez por semana ao supermercado. Nossos displays tem por objetivo captar este shopper, estimulando a compra por impulso”, afirma Christiany. “Com ações certeiras no PDV, é possível chamar a atenção deste consumidor fazendo com que ele mude seu circuito habitual: o apelo visual, quando focado no emocional, é percebido com mais êxito. Tanto que 85% das decisões de compra acontecem dessa forma”, conclui.

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