A Aracruz, produtora de celulose branqueada de eucalipto, finaliza a implantação do sistema e-Fornecedores, desenvolvido pela Techbiz (Grupo TBA) e Usiminas. A solução permite que todas as cotações e compras da empresa sejam feitas pela internet, além de fazer toda a busca por melhores preços e, automaticamente, seleciona o fornecedor com as melhores condições.
A expectativa da Aracruz é de que, em seis meses, todas as compras nacionais e internacionais, sejam feitas via e-Fornecedores. A decisão de implantar foi tomada a partir da análise dos resultados obtidos no Sistema Usiminas, dos quais a solução foi desenvolvida. Em três anos de funcionamento, a siderúrgica registrou redução nos gastos com papel, correio e fax em torno de 70%. Cerca de 90% de todas as compras são feitas pela Internet, com os 8,2 mil fornecedores cadastrados, inclusive do Japão, Alemanha e Estados Unidos.
A empresa está implantando todos os recursos disponíveis do e-Fornecedores, ferramenta típica de e-Procurement, além de agregar novas funcionalidades ao produto. Uma das ferramentas em implantação, o sistema de transferência eletrônica de dados (EDI) permitirá a transferência eletrônica dos dados de notas fiscais dos fornecedores para o Sistema de Gestão Empresarial (ERP) da indústria que realizou a compra. Assim, o lançamento das notas fiscais, que era feito manualmente, passa a ser totalmente automatizado. A Aracruz também tem acesso a relatórios de Performance dos Fornecedores, através de uma metodologia de avaliação de desempenho quanto à qualidade, cumprimento de prazos e políticas de preços.
Outro item importante incluído foi a “Ordem de compra a partir de um contrato de fornecimento”, que gera pedidos, automaticamente, no caso de contratos de fornecimento de longo prazo previamente estabelecidos, os chamados “contratos guarda-chuva”. Nesses casos, não há necessidade de cotação ou envio de solicitação de fornecimento a múltiplos fornecedores. Mais um recurso em implantação na Aracruz, a “Atualização de preços de produtos com contrato de fornecimento” permite aos fornecedores que alterem os preços de produtos fornecidos via contratos. Para isso, o sistema disponibiliza funcionalidades para que tal alteração possa ser realizada e aprovada pela área de compras conforme as cláusulas contratuais.