Sabrina Calixto, DPO da Prudential do Brasil

Proteger dados é proteger vidas

Investir em segurança da informação é praticar uma governança responsável com informações pessoais, além de ser um diferencial competitivo para as empresas

Autora: Sabrina Calixto

A privacidade é um tema cada vez mais importante para as companhias diante do número de incidentes cibernéticos – são mais de 10 mil casos por ano no mundo, segundo estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI). Assim, as empresas têm se preocupado e investido em segurança da informação não só para atender a uma legítima expectativa dos clientes, serem consideradas empresas confiáveis e se precaver dos riscos de perdas financeiras, mas também para terem um diferencial competitivo no mercado. Ao proteger os dados pessoais individuais, a companhia está preservando informações relevantes sobre as pessoas, está cuidando e protegendo vidas. Isso tem se mostrado de grande valor para os consumidores.

É claro que, em primeiro lugar, é preciso atender à conformidade legal. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe na regulamentação requisitos mínimos, importantes e essenciais para direcionar as companhias nessa conformidade. O cumprimento da norma evita penalidades, como sanções e multas, e demonstra responsabilidade legal. Consequentemente, a empresa ganha mais respeitabilidade, o que se reflete em boa reputação para a marca e para o negócio.

As vantagens de se investir em privacidade ficam ainda mais claras quando se analisa a Pesquisa de Privacidade do Consumidor Cisco 2022. Sob a perspectiva do cliente, o estudo da Cisco revelou que 81% dos entrevistados concordaram que a forma como uma organização trata os dados é um indicativo de como ela vê e respeita seus clientes, enquanto 76% disseram que não comprariam de uma organização na qual não confiam seus dados. 

O investimento que uma empresa faz para garantir a proteção de dados também é um fator importante, para cada dólar gasto em segurança da informação e proteção de dados, as companhias esperam receber um benefício equivalente a 1,8 dólar, uma taxa alta considerando o clima econômico desafiador. 

Com o crescente uso da tecnologia no dia a dia, os consumidores estão atentos ao tratamento de suas informações pessoais pelas companhias. Por isso, os clientes passaram a valorizar as empresas que demonstram seriedade com a proteção dos dados. Esses consumidores, com o  tempo, tendem a criar uma relação de fidelidade com a marca. Passam a fazer recomendações espontâneas sobre a companhia, seus serviços e produtos, acreditam que poderão contar com uma resolução confiável diante de possíveis fraudes e sentem que estarão protegidos em caso de incidentes cibernéticos.

Além das vantagens para a empresa e seus clientes, a atenção das companhias com a proteção de dados já se tornou uma prática de mercado. Assim, quando uma instituição faz a opção pelas melhores práticas de governança, de certa forma, acaba incentivando outros players do mercado a investirem também. Na hora de firmar contratos e parcerias, por exemplo, as organizações com uma estratégia robusta de privacidade e segurança da informação saem na frente, pois algumas chancelas podem ser diferenciais significativos para uma concorrência, como as certificações internacionais ISO 27001 e a ISO 27701. Contar com um selo comprova o compromisso da companhia com a melhoria contínua dos processos internos e demonstra interesse e maturidade de seus controles de proteção de dados e segurança da informação.

A tecnologia digital vem aumentando sua presença de maneira progressiva na vida moderna. Apenas as companhias que estiverem realmente comprometidas com a privacidade vão conseguir crescer de forma íntegra e sustentável, tornando-se competitivas dentro de um setor e conquistando a confiança e a fidelidade dos consumidores. Em um mundo tão conectado, informação está intimamente ligada à segurança: pode salvar ou colocar uma pessoa em risco em caso de uso indevido. Somente as empresas que tratarem com ética e responsabilidade os dados pessoais serão reconhecidas pelos clientes como companhias que se importam de fato com proteção de suas vidas.

Sabrina Calixto é DPO da Prudential do Brasil.

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