Cada vez mais conscientes e com acesso à informação, o comportamento do consumidor é influenciado na hora da compra. É o que conclui uma pesquisa feita pela Kantar Worldpanel, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados, Apas, que analisou as marcas preferidas dos brasileiros em mais de 130 categorias. Atualmente, as marcas precisam influenciar seus consumidores e como estratégia aumentaram campanhas emocionais, levando cores e sensações para o comprador. Segundo o levantamento, pela primeira vez em 11 anos, 28 marcas líderes se mantiveram no topo em dois anos consecutivos (2012 e 2013).
Porém, futuro é incerto. Segundo os dados do estudo, 46% das marcas líderes perderam participação no mercado em 2013, apenas 7% se mantiveram estáveis e outras 46% ganharam participação. Pesquisa ainda mostra que para ficarem na memória do cliente, os fabricantes precisam pagar um preço alto. No ano de 2013, os investimentos publicitários cresceram 19% na comparação com 2012. No ano passado, o investimento registrado foi de 112,6 bilhões de reais e no ano anterior o gasto foi de 94,9 bilhões.
A previsão é que o Brasil será o 5° maior mercado publicitário do mundo em 2015, sendo que os setores de maior investimento são: comércio e varejo; higiene pessoal e beleza; serviços ao consumidor; veículos; peças e acessórios; mercado financeiro e seguros; cultura; lazer; esporte e turismo. No Brasil, a utilização de dois ou mais meios de comunicação ao mesmo tempo é cada dia mais comum entre os brasileiros. E consequentemente as ofertas estão cada vez mais disponíveis para o consumidor conectado.
“O ideal é que as marcas estejam presentes em diferentes meios de maneira consistente, alinhadas e com foco no público-alvo correto. Além de antecipar as necessidades da população madura, fortalecendo laços de confiança e fidelização”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.
Veja, abaixo, as 28 marcas líderes no Brasil em 11 anos consecutivos:
Nescau – Achocolatado em Pó;
União – Açúcar Refinado;
Zero Cal – Adoçante Líquido;
Bauducco – Biscoito Wafer;
Nescafé – Café Solúvel;
Knorr – Caldos;
Elefante – Extrato de Tomate;
Dona Benta – Farinha de Trigo;
Nissin Lámen – Massa Instantânea;
Danoninho – Petit Suisse;
Quero – Polpa e Purê;
Maggi – Sopas;
Kibon – Sorvetes;
Skol – Cervejas;
Coca-Cola – Refrigerantes;
Turma da Mônica – Fralda Descartável;
Seda – Pós Shampoo e Shampoo;
Lux – Sabonete em Barras;
Q’Boa – Água Sanitária;
Omo – Detergente em Pó;
Ypê – Detergente Líquido para Louça e Sabão em Pedra;
Bombril – Esponja de Aço;
Scotch Brite – Esponja Sintética;
Veja – Limpeza Pesada e Sabão em Pedra;
Havaianas – Chinelos