Paulo Gandolfi, diretor de operações de P&D e inovação da 3M para a América Latina

As percepções diante das transformações do mundo

Estudo apresenta visões sobre mudanças climáticas e escassez de recursos; transformações demográficas e sociais; e a convergência dos mundos físico e digital

As inovações científicas estão em crescente demanda à medida que o mundo responde às três grandes forças globais que impactam nossas vidas, é o que revela o estudo 3M Forward: O Futuro Hoje, realizado pela 3M. São elas: mudanças climáticas e a escassez de recursos, transformações demográficas e sociais e a convergência dos mundos físico e digital. “As forças globais destacadas no 3M Forward são de natureza disruptiva, mas nós as vemos como catalisadoras de novos avanços na ciência e positivo impacto social”, destaca Paulo Gandolfi, diretor de operações de P&D e inovação da 3M para a América Latina. 

Tal estudo reúne informações do Índice do Estado da Ciência 2023 da 3M – pesquisa global conduzida pela Ipsos que analisa como as pessoas veem uma variedade de tópicos relacionados à ciência e seu impacto no mundo ao nosso redor; e de cientistas, engenheiros e especialistas da 3M que compartilham como suas soluções estão construindo um futuro melhor. A pesquisa foi conduzida em 17 países: Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Tailândia, Taiwan, Itália, Índia, China, Coréia do Sul, Japão, Hong Kong e Austrália. Outra pesquisa que contempla as descobertas de 3M Forward é a Omnibus, um estudo feito pela Morning Consulting no Brasil, Japão, México, Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha, em abril de 2023, com uma amostragem de 1 mil adultos.

Convergência dos mundos físico e digital

Software, sensores, inteligência artificial e interfaces humano-máquina formam um ecossistema global em rápida evolução que impulsiona a indústria, o comércio e a vida cotidiana. Após a pandemia da Covid-19, as pessoas estão mais envolvidas com essas interfaces e mais dependentes delas. Os rápidos avanços tecnológicos e os sistemas conectados estão moldando uma nova realidade em que o físico e o digital se misturam cada vez mais.

No Brasil, a pesquisa Omnibus mostrou que 83% dos brasileiros concordam que é possível construir um futuro de alta tecnologia, porém sustentável ao mesmo tempo, e 82% estão dispostos a usar os avanços digitais para contribuir com sua produtividade no trabalho, como realidade virtual, ferramentas colaborativas, inteligência artificial e outros. Por outro lado, 53% estão muito preocupados com os impactos que a IA pode ter no emprego e na desigualdade e 34% estão céticos sobre a possibilidade dos riscos da IA ​​superarem seus benefícios.

Mudança climática e escassez de recursos

As taxas crescentes de desenvolvimento global e a redução dos níveis de recursos naturais contribuíram para impactar negativamente o meio ambiente e acelerar a mudança climática global. Sem soluções rápidas, os efeitos das mudanças climáticas continuarão atingindo pessoas, economias e ecossistemas vulneráveis, ao mesmo tempo em que se expandem para novas regiões geográficas. De acordo com o Índice do Estado da Ciência da 3M, 93% das pessoas em todo o mundo estão preocupadas com as consequências das mudanças climáticas e 90% acreditam que a ciência pode ajudar a minimizar seus efeitos.

A pesquisa Omnibus também revelou que a descarbonização e a transição energética são tendências que os brasileiros consideram importantes e terão um impacto muito positivo na sociedade. Mais da metade dos brasileiros (55%) acredita que a descarbonização e a transição energética terão um impacto muito positivo na sociedade como um todo e 85% concordam que as empresas devem fazer a transição da energia de carbono para energia renovável. “Vemos a ampliação do consenso em relação à necessidade de ações climáticas e a crescente demanda por soluções inovadoras e sustentáveis atingindo um ponto de inflexão”, comentou Gandolfi.

Transformações demográficas e sociais

Maior conectividade global significa mudanças na educação, na sustentabilidade, na equidade e na tecnologia. Isso pode ter impactos muito além de sua origem geográfica. Essas mudanças sociais compartilhadas oferecem oportunidades pessoais e profissionais, mas também apresentam desafios. Por exemplo, as taxas de urbanização continuam crescendo à medida que o mundo redefine o futuro do trabalho e do consumo com a tecnologia, mas a diminuição da população em áreas mais rurais pode criar escassez de mão de obra e impactar as cadeias de suprimentos.

De acordo com o estudo Omnibus, 3 em cada 4 brasileiros acham que os avanços tecnológicos e sociais seriam muito benéficos para sua saúde e educação. A maioria acredita que esses avanços também seriam positivos para outras áreas de suas vidas diárias, sendo que 82% concordam que estão dispostos a usar os avanços digitais para contribuir com sua saúde e bem-estar, bem como com sua produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima