Hoje em dia, a quantidade de ferramentas disponíveis para as empresas melhorarem o relacionamento com os clientes é enorme. É tão grande que é possível se perder entre as opções e não conseguir definir qual é a melhor para ser investida. Entretanto, tudo irá depender do objetivo de cada planejamento e de cada negócio – o que inclui questões de verbas e custos. Por outro lado, 2016 nem bem começou e já mostra que não terá espaço para os perdidos ou indefinidos. Cada vez mais será exigida uma posição ativa das organizações. Até porque a vida digital força essa maior velocidade nas ações e opiniões.
No caso da Alô Bebê, o diretor de marketing, Milton Bueno, conta que o foco será procurar, em meio às muitas possibilidades, aquelas ferramentas capazes de gerar maior fidelização dos clientes. “Já estamos trabalhando com nossos clientes há vários anos por meio de um atendimento personalizado e especializado”, detalha. Junto, ainda, da capacitação dos colaboradores, cujo foco é muito mais voltado ao aspecto de orientação e atendimento de ajuda às dúvidas do público.
O marketing é essencial nesse quesito de encontrar a ferramenta que mais agrega ao objetivo da empresa. Como a missão é o foco no cliente, Bueno afirma que na sua companhia a área está atualmente mais voltada à comunicação digital, a fim de identificar quem é esse consumidor mais próximo e o que ele busca na loja. “Acredito que a maior tendência para este ano é o investimento em mídias sociais para mostrar o que a sua empresa oferece e atender cada um de forma personalizada”, diz.
Para o executivo, a palavra-chave para 2016 é fidelização. Ela só estará presente no dia a dia da empresa se ela tratar o cliente de forma única e não como um número. É atender àquela expectativa que ele possui no momento da compra. “Esta fidelização deve ser feita através do gerenciamento de clientes e cadastros. Cada vez mais o ponto de venda deve ser um grande cenário para encantar o cliente”, indica.