A Atlantica Hotels International encerrou 2006 com o saldo de mais de 20 milhões de pessoas atingidas pela estratégia de comunicação com a campanha “Ir Além. É o mínimo que podemos fazer por você!”. O sucesso da campanha 2006 foi selado com o novo ranking do estudo “As Empresas mais Admiradas no Brasil”, publicado pela revista Carta Capital, no qual a Atlantica Hotels subiu da oitava para a quinta posição.
Com 59 operações em algumas das principais cidades e capitais brasileiras, a rede adotou modelo de gestão de verba para contemplar diferentes necessidades e recursos de cada um dos hotéis. “A possibilidade de, a cada nova ação, faturarmos individualmente para cada hotel da rede direto das mídias negociadas foi fundamental para crescermos em qualidade de comunicação e melhorarmos o atendimento às unidades, conforme as diferentes necessidades e sazonalidades”, avalia Marcelo Bicudo, diretor de Marketing da Atlantica Hotels.
Além de adotar nova forma de negociação com as mídias, conforme processo desenvolvido pela agência Brave Marketing Design, a Atlantica Hotels definiu novas ferramentas e ações de comunicação. O podcast é um bom exemplo de aposta vanguardista que deu certo. Por meio do site da empresa, cerca e 18 mil pessoas puderam acessar semanalmente a histórias curiosas e engraçadas que aconteceram hotéis da Atlantica Hotels, contados pelo apresentador Marcelo Tas.
A campanha de 2006, que recebeu recursos de R$ 3 milhões, também contou com anúncios em revistas, spot de rádio, elemídia, filme comercial e merchandising na TV. Fora da mídia, as estratégias de marketing da Atlantica Hotels seguiram com ações de fidelização e de incremento nos serviços oferecidos pelos hotéis. “Trabalhamos simultaneamente dois importantes focos de interação com o cliente: a imagem da marca, com comunicação de massa, enquando que, dentro dos hotéis a meta é garantir o melhor atendimento e conforto aos hóspedes, como forma de garantir fidelização”, diz Marcelo.
A Cama dos Sonhos, conceito de alto conforto, recebeu ação especial de comunicação, com resultado efetivo de 30% no valor da tarifa média para os apartamentos Master e Premium nos hotéis Superior e Luxo que iniciaram a implantação do novo produto. Para a pós-venda, Marcelo conta com o Clube da Viagem, do qual participa, com exclusividade como rede de hotéis, com a distribuição de Dotz (bônus que valem produtos e serviços) para secretárias, agentes de viagem e hóspedes. Foi distribuído um milhão de pontos (cada Dotz vale um ponto) para mais de cinco mil participantes.