Alguns levantamentos feitos pelo Mude, distribuidor nacional de soluções de segurança, armazenamento e comunicação de dados, mostram que a possibilidade de cortar custos e o aumento de qualidade de serviços colaboraram para o crescimento do número de revendas que adotaram sistemas B2B em 2002.
Após investir R$ 250 mil na reestruturação de seu sistema B2B no ano passado, o Mude, que conta com uma base de 2300 revendas, contabilizou um salto de 75 mil, em 2001, para 93 mil acessos de usuários cadastrados em 2002. E o número de pedidos colocados via web duplicou em relação a 2001. Já entre os clientes que compram pelo site, o maior destaque foi o crescimento da quantidade de VARs, que implicou num incremento trimestral de 31%.
Para Willian Oliveira, webmaster da empresa, isso ocorreu em função de ações de marketing e também pela transformação do portal em ferramenta competitiva para o canal. “Além de proporcionar economia operacional e redução de gastos com telefonia, o sistema do Mude oferece muitas vantagens às revendas, que começaram a atender melhor o usuário final”, afirma.
Um outro aspecto destacado pelo webmaster foi o fortalecimento de ações de comunicação com informações sobre promoções, lançamentos e eventos, bem como as campanhas de incentivo com brindes para os clientes que comprassem e atualizassem seus cadastros no site, o que colaborou para manter o aumento contínuo de acessos durante todo ano.