Balanço preliminar da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) mostra que as vendas do setor cresceram à taxa média de 7,61% no primeiro trimestre deste ano, puxadas pela linha imagem e som, com crescimento de 18%, e linha branca, com incremento de 7,84%.
Os maiores índices de crescimento são os de televisores e aparelhos de DVD, cujas vendas aumentaram, respectivamente, 43,75% e 26,24%. “O crescimento da demanda no segmento de imagem e som é estimulado pela Copa do Mundo, queda no preço dos produtos, aumento da renda das classes C e D e pela maior oferta de crédito, além do apelo das novas tecnologias”, explica Paulo Saab, presidente da Eletros.
Na linha branca, as vendas de refrigeradores e fogões cresceram a taxas de 12,61% e 8,49% respectivamente, enquanto freezers verticais e horizontais tiveram incremento de 51,61% e 8,29%, respectivamente.
O segmento de portáteis foi o único que apresentou queda de vendas na comparação com 2005, de 6,57%, O principal fator para o desempenho negativo foi a concorrência de produtos importados, que se tornaram mais competitivos devido à valorização do real, enquanto os produtos fabricados no mercado interno mantiveram seus preços estáveis.
No segundo semestre, Paulo Saab prevê um desempenho melhor nas linhas branca e de portáteis, em função das vendas de final de ano. No caso do segmento de imagem e som, mais especificamente de televisores, como as vendas no primeiro e segundo trimestres estão sendo favorecidas pela Copa do Mundo, e inclusive há uma antecipação de compras por parte dos consumidores, a tendência é de que este segmento cresça menos no segundo semestre. Na média, o setor eletroeletrônico de consumo mantém a projeção de crescer entre 16% e 17% no acumulado deste ano.