Adas utiliza câmeras, radares e sensores avançados para monitoramento do ambiente ao redor do automóvel, ajudando a prevenir acidentes
A Autoglass anunciou que já investiu, neste ano, mais de R$ 21 milhões na modernização de suas operações, incluindo a aquisição de equipamentos de ponta e a capacitação técnica, para a calibração de Adas. A empresa já conta com um plano de expansão, com a expectativa de atingir a marca de 100 lojas inauguradas até 2026, reforçando sua presença nacional.
O Adas é o sistema que utiliza câmeras, radares e sensores avançados para monitoramento do ambiente ao redor do automóvel, ajudando a prevenir acidentes. Além disso, torna a condução mais segura e eficiente, com os alertas sonoros no caso do sistema de detecção de pedestres, luminosos com o alerta de ponto cego, e até o sistema de frenagem de emergência, que toma decisão autônoma de parar o carro diante de obstáculos.
“Mas quando um incidente não é evitado, é preciso ficar atento a todo esse conjunto. A calibração dessa tecnologia é essencial para garantir um desempenho adequado. Montadoras recomendam que ela seja feita sempre que houver algum tipo de substituição, reparo dos componentes ou após eventuais colisões que necessitem de substituição de peças em que os sensores estão instalados, como o para-brisa”, explicou Flavio Cezario, vice-presidente do Grupo Autoglass.
Segundo o executivo, “o para-brisa é onde fica a maioria dos sensores responsáveis por mapear o trânsito e passar informações como aproximação do carro da frente ou presença de um obstáculo, que pode ser um pedestre. Ao trocar o para-brisa e não calibrar o Adas, o sistema passará informações incorretas ao condutor, comprometendo sua segurança. Hoje, as lojas Autoglass de todo Brasil estão equipadas e com sua equipe técnica treinada para realizar a calibração do Adas de todas as marcas disponíveis no mercado”.
A calibração consiste no alinhamento desses sistemas, a fim de emitirem as informações corretas ao condutor. “Em uma situação de Adas descalibrado, o motorista recebe informações imprecisas e incorretas e pode se envolver em acidentes. Como condutores, estamos nos acostumando com as facilidades que o sistema nos oferece, e ficando confiantes o suficiente para aceitarmos todos os alertas dados por ele; um alerta errado pode ser fatal”, finalizou Flavio.