Com tecnologias que permitem investimentos cada mais a acessíveis, automatizar o varejo é uma necessidade aos que querem se manter competitivos no mercado e alcançar destaque
Autor: Gustavo Bortotti
Por trás das vitrines que brilham e das prateleiras repletas de produtos tentadores, é nos bastidores, nas linhas de código e nas engrenagens eletrônicas que a verdadeira revolução acontece. Tudo isso graças à automação, que já se infiltrou silenciosamente em todos os cantos do varejo para levar uma experiência diferenciada ao cliente e enfrentar os desafios deste século.
Quem não se lembra de como era feito o controle de estoque em uma loja? Por vezes, a contagem de algum produto era realizada de maneira manual, o que demorava e, é claro, estava sujeito a erros. Agora, tudo isso pode ser gerenciado por sistemas automatizados que monitoram níveis, preveem demandas e até mesmo reabastecem prateleiras vazias.
Outro bom exemplo são os caixas, que eram caóticos e agora podem ser aliviados por sistemas de autoatendimento, agilizando o processo de pagamento. Essas melhorias não apenas economizam tempo e dinheiro, mas também elevam a satisfação do cliente, permitindo uma experiência de compra mais suave e eficiente.
De acordo com o relatório Automation Now & Next, 77% das organizações indicam que aumentarão seus orçamentos de automação neste ano e esperam ter 500 ou mais bots implantados em 12 meses.
Afinal, com a implementação de soluções automatizadas, os clientes podem desfrutar de um processo de compra mais ágil e conveniente. Por exemplo, sistemas de checkout automatizado em lojas físicas e plataformas de e-commerce com processos de compra simplificados tornam a jornada dos consumidores mais agradável. Além disso, é possível usar dados para personalizar recomendações de produtos e ofertas, aumentando a relevância das interações.
Atualmente, muitas pessoas já ficam esperando que sua loja preferida ofereça produtos personalizados, com base em suas compras anteriores e preferências. Essa abordagem direcionada não apenas aumenta as chances de venda, mas também fortalece o relacionamento entre o varejista e o cliente.
Portanto, não estamos apenas diante de uma tendência futurista. Automatizar o varejo é uma necessidade para aqueles que querem se manter competitivos no mercado e alcançar destaque.
É claro que para automatizar é necessário investir e esse valor, geralmente, é alto, especialmente para lojas menores. No entanto, à medida que a tecnologia se torna mais avançada e acessível, o custo de entrada diminui.
Além disso, integrar todos os sistemas pode ser outro grande obstáculo para implementar a automatização. Muitas lojas usam diversos sistemas e ferramentas e o processo de integrá-los pode ser trabalhoso. Entretanto, é importante fazer isso de maneira customizada para garantir maior eficiência.
Por fim, enfrentar todos os desafios e obstáculos para automatizar o varejo é algo que vale a pena, já que nessa via de mão de dupla todos saem ganhando. Tanto os consumidores, que conseguem realizar suas compras de maneira eficiente, como os varejistas, que reduzem seus custos operacionais e também conseguem se adaptar às demandas do mercado de forma mais ágil e inovadora.
Gustavo Bortotti é gerente de relacionamento da Yank Solutions.