Levantamento realizado pela Tata Consultancy Services (TCS) aponta que um em cada três projetos de TI não atinge as expectativas dos contratantes. Apesar deste baixo nível de sucesso, 43% das organizações dizem que os gerentes de negócios e diretores consideram normais os problemas neste tipo de projeto. Este conceito é comum principalmente na Europa (44%) e Ásia-Pacífico (48%).
Os problemas mais comuns citados incluem entrega fora do prazo (62%), problemas no orçamento (49%) manutenção e custo acima da expectativa (47%). Além disso, 25% das empresas disseram que os usuários relutam em adotar os novos sistemas quando implementados.
Embora os projetos globais de TI tenham fraco desempenho na pesquisa, tais resultados não representam um quadro muito preciso deste negócio. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados responderam que a diretoria continuou a fornecer todo o suporte financeiro para estes projetos.
“As organizações precisam trabalhar com parceiros que forneçam indicadores de qualidade e performance a fim de mostrar os benefícios do investimento realizado e que também demonstrem uma clara habilidade em executar o projeto no prazo, dentro do orçamento e dos objetivos traçados”, explica o diretor executivo e COO da TCS, N. Chandrasekaran.
A pesquisa foi realizada pela Dynamic Markets em pareceria com a TCS e entrevistou 800 gerentes plenos e seniores de grandes empresas em oito países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura e Suécia.