Doações arrecadadas em arredondamento de compras feitas nas lojas das marcas Burger King e Popeyes foram destinadas para 15 ONGs no país
A BK Brasil anunciou que, através do arredondamento do troco das compras nos restaurantes Burger King e Popeyes, foram arrecadados R$ 4 milhões, destinados a 15 ONGs voltadas à educação e ao combate à fome no Brasil. O modelo de doação no checkout já mobilizou mais de 20 milhões de arredondamentos, o que equivale a mais de 680 doações por hora.
“Unindo forças com o Movimento Arredondar, a BK Brasil, master franqueada das marcas no Brasil, fortalece e difunde a cultura do varejo solidário no país, desde 2018, oferecendo para o consumidor a possibilidade de fazer uma micro doação solidária a cada compra. Os resultados das ações nas lojas Burger King e Popeyes, podem ser conferidos na internet”, assegurou Iuri Miranda, CEO da BK Brasil.
Ações positivas
De acordo com o estudo Varejo Com Causa, desenvolvido pelo Movimento Arredondar com o Grupo MOL e a Consultoria Cause, 49% dos doadores no varejo utilizam a modalidade de doação no troco dos consumidores. Além disso, 89% dos doadores em geral dizem que voltariam a comprar em uma loja se soubessem que ela possibilita a realização de doações.
”As pessoas se sentem bem em doar. Só precisa ser prático e confiável. E com a integração tecnológica que a gente faz com o Arredondar, conseguimos isso: é só uma tecla para o colaborador, centavos para quem doa. E o site da parceria mostra as ONGs apoiadas, quanto foi arrecadado. Esperamos ser uma ponte para inspirar mais pessoas a doar e conhecer o trabalho das ONGs que estão transformando a educação”, afirmou Miranda.
Para Beatriz Bouskela, diretora executiva do Movimento Arredondar, o estudo Varejo Com Causa trouxe informações importantes que mostram o perfil de quem está doando e demonstrou que as pessoas são simpáticas a esse tipo de ação, o que ajuda a aperfeiçoar parcerias de sucesso como a realizada com a BK Brasil. “Nós vimos que 67%, a maioria dos entrevistados na pesquisa Varejo Com Causa, gostam de saber ou não se incomodam com a pergunta para doar ao final da compra. E 77% têm uma imagem mais positiva da marca e alta disposição para voltar a comprar nessa loja que promove ações sociais”.
Destino da arrecadação
As doações arrecadadas pela parceria com o Burger King são direcionadas para 13 ONGs que atuam na educação em diferentes frentes. Desde atividades de complemento escolar, formação profissional e apoio à entrada no mercado de trabalho; até inclusão e promoção social por meio da arte, esporte e cultura e formação de políticas educacionais. Já a parceria com o Popeyes gera recursos para duas ONGs que atuam no combate à fome, desnutrição e desperdício de alimentos.De acordo com o Movimento Arredondar, que atua há dez anos nessa causa, a frente de caixa tem sido fundamental para levar a proposta de doação ao cliente final. Para isso, o Movimento e a marca parceira promovem dinâmicas de engajamento de equipes, visitas às ONGs apoiadas, workshops sobre cultura de doação e relatórios mostrando os resultados. Para entender a receptividade dos consumidores. Neste mês, equipes de um dos restaurantes Burger King e do Arredondar visitaram a ONG OCA, em Carapicuíba, SP, uma das beneficiadas pelos arredondamentos e que atende 540 jovens com atividades educativas e artísticas no contraturno.